in

Nova Odessa interrompe aulas da EJA e inicia suspensão na rede municipal de ensino

O programa atende 16 alunos no município, a maioria com mais de 60 anos

As aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), programa oferecido pela Prefeitura de Nova Odessa em parceria com o Governo do Estado, estão suspensas a partir desta segunda-feira (16). A suspensão, por tempo indeterminado, foi comunicada pela Secretaria de Educação do município e faz parte do conjunto de ações adotadas no município para proteger a população do novo coronavírus.

O programa atende 16 alunos no município, a maioria com mais de 60 anos. Na unidade novaodessense, os estudantes têm aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Dante Gazzetta’, no Centro. A EJA é oportunidade para jovens e adultos que não terminaram o ensino fundamental na idade correta de conquistar o certificado de conclusão. “Nesse momento, precisamos proteger, sobretudo, os idosos, que estão no grupo mais suscetível à infecção pelo novo coronavírus”, disse a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

A suspensão das aulas na EJA é mais uma medida adotada no município para proteger o principal grupo de risco de infecção pelo Covid-19. A partir desta segunda, também foram suspensas as atividades no Clube da Melhor Idade, frequentado por 1,5 mil idosos, além do CAS (Centro de Assistência Social) do Jardim São Jorge e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ‘José Élcio Covalenco’. As sessões de hidroterapia no Setor de Fisioterapia ‘Luzia Afonso de Meira’, cuja maioria dos frequentadores tem mais de 60 anos, também estão suspensas e a Vila da Melhor idade, que concentra 30 casas adaptadas para pessoas com mais de 60 anos no Jardim Santa Rita 2, está sob monitoramento.

SUSPENSÃO GRADATIVA

A Secretaria de Educação de Nova Odessa iniciou nesta segunda a suspensão gradativa das aulas de todos os alunos da rede municipal de ensino. No primeiro dia do processo de adaptação, aproximadamente 20% dos estudantes compareceram às escolas do município, segundo balanço divulgado pela pasta. A medida segue orientações do Governo do Estado, por meio do decreto número 64.862, e do decreto municipal 4.169/2020 que prevê medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

Aos chegarem às escolas, os alunos foram informados sobre a situação na cidade, na região, no país e no mundo e receberam orientações de professoras sobre o que é o Covid-19, maneiras de prevenção e sintomas da doença. “As atividades de orientação aos alunos continuarão até sexta-feira (20), com todas as escolas abertas. Nesse período, não serão apresentados conteúdos novos e as faltas serão abonadas. Portanto, as famílias que conseguirem se organizar já podem deixar de levar as crianças à escola”, explicou a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

As aulas serão totalmente suspensas por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (23). A medida vale para creches, Cmeis (centros municipais de educação infantil), Emeis (escolas municipais de educação infantil), Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) e Emefeis (escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil). “Recomendamos aos pais que mantenham a tranquilidade, reforcem os procedimentos de higiene pessoal e continuem acompanhando as informações oficiais divulgadas pela Prefeitura”, afirmou Claudicir.

Enquanto aguardam o reinício das aulas, os alunos foram orientados a estudar em casa usando material didático, filmes, documentários e links para assuntos relacionados ao conteúdo de cada ano escolar. A rede municipal de ensino de Nova Odessa tem aproximadamente 5,2 mil alunos.