Nova Odessa instala lixeiras para descarte de pilhas e baterias

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita, a medida faz parte das ações do município em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa iniciou a instalação de contentores de pilhas e baterias em pontos estratégicos da cidade. Na primeira etapa, 12 espaços públicos receberam o equipamento, que foi cedido pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita, a medida faz parte das ações do município em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em vigor há nove anos, a lei federal 12.305/10 estabeleceu diretrizes para destinação, prevenção e redução na geração de resíduos por meio de mecanismos como a logística reversa, que obriga fabricantes e revendedores a criarem sistemas de coleta de materiais como, baterias, lâmpadas fluorescentes, embalagens de bebidas, óleos lubrificantes usados e contaminados e pneus inservíveis.

“Pilhas e baterias não podem ser descartados de qualquer forma. Elas possuem metais pesados, altamente tóxicos, como cádmio, chumbo e mercúrio, que são que podem contaminar o solo e a água e fazer mal às pessoas”, explica Aryhane, reforçando o pedido para que os moradores separem os resíduos do lixo doméstico e procurem um dos pontos de descarte relacionados abaixo.

A engenheira ambiental explica que os resíduos coletados no município serão armazenadas e encaminhadas a uma empresa especializada na logística reversa de dispositivos eletrônicos. “Com as lixeiras, nosso objetivo é eliminar esse material do lixo doméstico, conscientizar a população sobre o risco que representa e promover a destinação correta, reduzindo a poluição ambiental”, afirma a diretora.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras

PONTOS PARA DESCARTE

ECOPONTO
Rua Vilhelms Rosenbergs, s/nº – Jardim Monte das Oliveiras

BOSQUE MANOEL JORGE
Rua Quinze de Novembro, 864 – Jardim Santa Rosa

PARQUE ECOLÓGICO ‘ISIDORO BORDON’
Rua João Bolzan, 110 – Mathilde Berzin

PAÇO MUNICIPAL
Avenida João Pessoa, 777 – Centro

ETEC ‘FERRUCIO HUMBERTO GAZZETTA’
Avenida São Gonçalo, 2770 – Jardim Alvorada

UBS V
Rua das Imbuias, 355 – Jardim Alvorada

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Avenida Carlos Botelho, 30 – Centro

CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO JARDIM SÃO JORGE
Rua Florianópolis, 305

EMEFEI ‘PROFº AUGUSTINA ADAMSON PAIVA’
Rua Porphirio Antônio Preto, 333 – Jardim São Francisco