in

Nova Odessa inicia retomada gradual de agendamento de consultas na segunda-feira

Nas UBS’s, o atendimento com clínico geral ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, com um paciente a cada 30 minutos

nova-odessa-inicia-retomada-gradual-de-agendamento-de-consultas-na-segunda-feira-jno

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou nesta quarta-feira (10) que o agendamento de exames e consultas com clínicos gerais e especialistas será retomado, de forma gradual, a partir de segunda-feira (15). Os procedimentos foram suspensos no dia 20 de março, por meio do decreto número 4.175/2020, para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e controlar a disseminação do novo coronavírus. Desde então, a rede municipal tem atendido somente casos urgentes, mediante triagem feita por uma central telefônica montada no Ambulatório de Especialidades Médicas.

De acordo com o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, o retorno dos procedimentos nas seis UBS’s (unidades básicas de saúde), no Ambulatório, Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) e no Setor de Fisioterapia ‘Luzia Afonso de Meira’ ocorrerá gradualmente, com todos os cuidados necessários para evitar a transmissão de Covid-19. “A retomada do agendamento vai seguir protocolos rígidos, com espaçamento entre uma consulta e outra, limitação de atendimentos por dia e álcool gel em todas as unidades”, explicou Cocato.

Nas UBS’s, o atendimento com clínico geral ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, com um paciente a cada 30 minutos. Nesses dois períodos, serão consultadas até 16 pessoas por dia. Já ginecologistas e pediatras vão atender dez pacientes por dia em cada unidade, com intervalo mínimo de 20 minutos entre uma consulta e outra. A secretaria informa que o atendimento a gestantes continuará sendo feito por demanda espontânea.

O Ambulatório de Especialidades continuará fazendo o agendamento de consultas urgentes – de segunda à sexta, das 7h às 16h, por meio do telefone 3199-7700 – e passará a atender diariamente 15 pacientes por especialidade (cardiologia, urologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, reumatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, psiquiatria, infectologia e pneumologia). A Secretaria de Saúde ressalta que o atendimento será feito por hora marcada e não por ordem de chegada.

No Setor de Fisioterapia, reinaugurado em dezembro do ano passado, totalmente reformado e reequipado, cada fisioterapeuta vai limitar os atendimentos a um paciente por hora. O Caps retomará as consultas individuais agendadas com psicólogos e psiquiatras, mas vai manter suspensas as atividades coletivas. Em caso de dúvidas, o telefone do Centro de Atendimento Psicossocial de Nova Odessa é 3476-6051.

“Com a retomada gradual, vamos conseguir manter nossas unidades de saúde devidamente limpas, higienizadas e livre de aglomerações. No entanto, reforçamos a necessidade do empenho de todos os funcionários da saúde para o atendimento humanizado de todos os pacientes. É preciso, neste momento, um cuidado ainda maior e muita compreensão”, destacou o secretário.

Fale com a unidade básica de saúde mais perto da sua casa:

UBS 1 – 3466-1493
UBS 2 – 3466-2329
UBS 3 – 3466-1275
UBS 4 – 3476-6809
UBS 5 – 3498-2732
UBS 6 – 3466 1104