in

Nova Odessa inicia mutirões contra dengue neste sábado

A estimativa é visitar cerca de 4,2 mil imóveis nos bairros com maior incidência da doença nos últimos anos.

SONY DSC

Com a chegada das estações mais quentes do ano e, consequentemente, da temporada das chuvas, é hora de intensificar a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e também do zika vírus. A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, começa os arrastões a partir deste sábado, dia 22, e segue até dezembro. A estimativa é visitar cerca de 4,2 mil imóveis nos bairros com maior incidência da doença nos últimos anos. A ação terá início no jardim São Jorge neste final de semana e passará também pelos bairros jardim Flórida, Fadel, Vila Azenha, São Manoel e jardim das Palmeiras, em datas que ainda serão definidas.

“É fundamental que a população colabore com as equipes de trabalho, abrindo suas casas aos nossos agentes. Eles estarão devidamente uniformizados e identificados, de forma a garantir a segurança das famílias”, informa a coordenadora da Vigilância, Adriana Welsch Ferraz. Nova Odessa tem 18 casos confirmados de dengue este ano. “Sempre atentos com a saúde da população, nosso objetivo é manter a cidade livre do mosquito, mas só conseguiremos com ajuda dos moradores, já que 80% dos criadouros estão nos quintais das casas, nos objetos que acumulam água parada”, explica ela.

Segundo o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, nos últimos anos, Nova Odessa vem realizando uma campanha intensa de combate ao Aedes aegypti. “As doenças transmitidas por esse mosquito são graves e devem ser encaradas com preocupação por parte de todos. Por isso, é preciso que toda população esteja engajada nesta causa”, afirma.