in

Nova Odessa inicia 2ª etapa das pré-avaliações para cirurgias do ‘mutirão’ de catarata

Atendimento vai até sexta-feira no Ambulatório; cirurgias dos 1ºs pacientes aptos começam já neste fim de semana

nova-odessa-inicia-2a-etapa-das-pre-avaliacoes-para-cirurgias-do-mutirao-de-catarata-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (05 de janeiro) a 2ª etapa das avaliações pré-cirúrgicas de mais um grupo de pacientes que serão atendidos no “mutirão” de cirurgias de catarata iniciado em novembro. Os procedimentos cirúrgicos dos pacientes apontados como “aptos” nas avaliações do final de novembro serão realizados neste sábado e domingo, dias 08 e 09/01.

As avaliações pré-cirúrgicas deste segundo grupo acontecem nesta quarta (05), quinta (06) e sexta-feira (07), com 80 atendimentos diários. “O objetivo é avaliar as condições pré-cirúrgicas dos pacientes para confirmar aqueles que estão aptos para a cirurgia, porque alguns podem estar com problemas de saúde ou questões clínicas que impedem o procedimento. Nossa equipe agendou 240 pacientes nestes três dias de avaliações”, explicou o secretário de Saúde, Silvio Corsini.

A finalidade do “mutirão” anunciado pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, é atender a grande parte da demanda reprimida na cidade desde 2018. Serão realizadas, conforme o contrato, 600 cirurgias (ou “600 vistas”), já que alguns pacientes precisam operar ambos os olhos.

“A cirurgia da catarata tem um efeito imediato, ela melhora a qualidade de vida da pessoa, principalmente dos idosos, que muitas vezes já não estão enxergando direito por causa do problema. Graças a Deus conseguimos viabilizar, em menos de um ano de governo, esse primeiro mutirão”, afirmou o chefe do Executivo novaodessense.

Ao todo, a atual gestão está investindo R$ 418.200,00 na ação. O recurso é fruto de uma emenda destinada para a Saúde Municipal no ano passado pelo deputado federal Rui Falcão. A empresa responsável pelos serviços é a Bosco Clínica Médica Ltda, que ofereceu o menor preço – ou R$ 698,00 por vista.

 

CIRURGIAS

Já as cirurgias dos pacientes do primeiro grupo têm início neste sábado (08/01) e acontecem no próprio Ambulatório de Especialidades, de onde os beneficiados já vão sair com o colírio pós-cirúrgico necessário para garantir o sucesso dos procedimentos e todas as orientações de uso desse medicamento e dos cuidados em geral, que são fundamentais para a correta cicatrização da vista operada.

Gerente da Clínica Bosco, José Luiz Garcia explicou que, “nos casos de necessidade de cirurgias em ambos os olhos, o procedimento ocorrerá em um olho neste final de semana, e no segundo olho após o período de recuperação – que leva cerca de 30 dias”.

 

AGRADECIDOS

Assim como os pacientes da 1ª etapa, os que passam agora pela pré-avaliação também demonstram agradecimento e alívio. É o caso de Francisco Pinto Sousa, de 76 anos, morador no Planalto que aguarda a cirurgia há dois anos. “Estou muito feliz por conseguir essa cirurgia, pois não consegui renovar a minha CNH. Fui reprovado, quando não consegui ler as letras devido à dificuldade na visão. Já mudei de lente três vezes e a cirurgia vai ser uma benção para mim. Sou muito grato à Prefeitura”, comentou.

Maria Lourdes Gonçalves Ribeiro, de 65 anos e moradora do bairro Monte das Oliveiras, também comemorou poder fazer o procedimento já em fevereiro. “Não tem como não se emocionar em saber que vai fazer a cirurgia e enxergar de novo. Tenho mais dificuldade no meu olho esquerdo, que o grau é mais forte, mais vou fazer dos dois olhos”, falou.

Osvaldo José da Silva, o Japinha, mora no Lopes Iglesias e, aos 70 anos de idade, não escondeu sua alegria ao comentar que também fará o procedimento nos dois olhos. “É gratificante saber que após tanta espera eu vou melhorar minha visão com essa cirurgia. Graças a Deus foi agendado para o mês que vem e vou fazer o procedimento nos dois olhos”, completou.

 

1ª ETAPA

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Jaqueline Serrano, na primeira etapa, ocorrida em novembro, foram atendidos 135 pacientes, dos 160 agendados. Desse total, 121 passarão por cirurgia nesse final de semana.

“Na ocasião das pré-avaliações realizadas no final de novembro, seis pacientes desistiram de fazer a operação, seis foram avaliados como inaptos devido a outras comorbidades (condições de saúde que impedem a cirurgia) e, por isso, não estão “indicados” para passar pelo procedimento no momento, e dois pacientes já tinham realizado a cirurgia por outros meios”, disse.

Esses são os casos mais antigos, que estão na fila desde 2018 e 2019, e também os mais urgentes, apontados pelos oftalmologistas da Rede Municipal.