in

Nova Odessa imuniza nesta sexta-feira jovens de 22 anos ou mais

As pessoas aptas a se imunizarem contra a Covid-19 estão sendo convidadas pelo Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa a doarem, opcionalmente, no ato da vacinação, alimentos não perecíveis.

nova-odessa-imuniza-nesta-sexta-feira-jovens-de-22-anos-ou-mais-jno

Com mais de 45 mil doses aplicadas até esta quinta-feira (05/08), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa passa a imunizar também, a partir desta sexta (06/08), os moradores da cidade com 22, 23 e 24 anos, com ou sem comorbidades. Não haverá atendimento extra neste sábado (07/08), mas, a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de agosto, passam a ser imunizados também os moradores da cidade com idades entre 18 e 21 anos. Em todos os casos, até o próximo dia 22/08, segue valendo a tabela de atendimento diário pelo mês de nascimento (veja abaixo).

A equipe da Saúde que atua no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa aplicou nesta quinta-feira mais 525 doses das vacinas disponíveis. Foram utilizadas mais 334 primeiras doses e 191 doses complementares.

A cidade ultrapassou, assim, a marca histórica das 45 mil vacinas aplicadas em sua população – já são exatamente 45.179 doses utilizadas até o momento desde o início da campanha, no final de janeiro deste ano. Já são 34.116 os novaodessenses com ao menos uma dose da vacina, o equivalente a 55,97% da população da cidade, estimada pelo IBGE em 60.956 pessoas, além de 11.063 com segunda dose ou dose única, perfazendo 18,15% com esquema vacinal completo.

A vacinação prossegue diariamente na cidade. Os interessados devem comparecer de segunda a sexta-feira no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, “quartel-general” da campanha desde o início de fevereiro. Durante a semana, as senhas correspondentes ao total de doses disponíveis para cada dia serão distribuídas de manhã, a partir das 8h. Eventualmente, pode haver distribuição de senhas também à tarde, a partir das 13h – dependendo sempre da disponibilidade de doses.

 

MÊS DE NASCIMENTO 

O atendimento diário, de segunda a sexta-feira, continua obedecendo ao calendário pelo mês de nascimento da pessoa. Funciona assim: quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março será vacinado sempre às segundas-feiras; quem nasceu em abril, maio e junho às terças; os nascidos em julho e agosto às quartas; os de setembro e outubro às quintas; e nascidos em novembro e dezembro, às sextas-feiras. (O sistema só não vale nos eventuais mutirões de sábado.)

Quem não puder comparecer ou não conseguir senha deve retornar no mesmo dia da semana seguinte ou, se houver, nos mutirões de sábado – que são realizados sempre que há vacinas disponíveis ao Município.

Todos que serão vacinados devem fazer antes o pré-cadastro no site https://portal.vacinaja.sp.gov.br/covid-19%20vaccine/. Apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento da pessoa no Ginásio, reduzindo o tempo de espera de todos.

Todos os interessados na vacina, independente do grupo ou faixa etária, devem levar RG e CPF (ou CNH) e comprovante de endereço recente em Nova Odessa. O ginásio fica na Rua João Bassora, nº 500, com portas abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h às 15h45 (ou até acabarem as senhas correspondentes às doses disponíveis no dia).

 2ª DOSE 

Quem busca o Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa para a dose complementar deve ir no dia indicado na caderneta de vacinação, independente do mês de nascimento. A imunidade só é atingida, dentro dos percentuais de eficácia apontados pelas fabricantes, cerca de três semanas após a dose de reforço.

Mesmo após este período, toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

 

SOLIDARIEDADE

 

As pessoas aptas a se imunizarem contra a Covid-19 estão sendo convidadas pelo Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa a doarem, opcionalmente, no ato da vacinação, alimentos não perecíveis. A iniciativa faz parte da campanha “Vacina Contra a Fome”, do Governo do Estado de São Paulo, e as arrecadações serão revertidas às famílias em situação de vulnerabilidade do município.

Saiba mais sobre a campanha de vacinação diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.