in

Nova Odessa imuniza mais 1,9 mil contra a gripe; vacinação segue hoje em 3 UBS’s

A vacinação continua nesta quinta (26) em três unidades básicas do município

Mais 1.975 idosos e profissionais de saúde receberam a dose da vacina contra gripe nesta quarta-feira (25), no segundo dia da campanha de vacinação em Nova Odessa. O número representa 94% do segundo lote do imunizante, enviado ao município na tarde de terça (24). A vacinação continua nesta quinta (26) em três unidades básicas do município.

As 125 doses remanescentes do segundo lote da campanha estarão disponíveis nas UBS’s do Jardim Marajoara (70), Centro (30) e São Francisco (25). Nesses locais, a imunização começa às 7h e vai até as 15h30. Nos outros dois postos – Ambulatório de Especialidades Médicas, onde funciona o sistema ‘drive thru’, e escola Salime Abdo -, a vacinação será interrompida até a chegada do terceiro lote, já solicitado pelo município ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Campinas, responsável pelo envio das vacinas para a região.

A agilidade do ‘drive thru’, esquema no qual o usuário é vacinado sem sair do carro, foi destaque mais uma vez no segundo dia de campanha. Em aproximadamente duas horas e meia, 500 idosos foram imunizados no ponto montado na entrada principal do Ambulatório de Especialidades, que fica ao lado do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’. Sem aglomeração e contato com outras pessoas, motoristas e passageiros entregavam a carteirinha aos agentes de saúde, tomavam a picada e saíam protegidos.

Em dois dias de vacinação contra a gripe no município, 3.875 pessoas já foram vacinadas. Na segunda-feira (23), primeiro dia da campanha, o primeiro lote de vacinas – com 1,9 mil doses – acabou em quatro horas. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar seis mil pessoas acima de 60 anos. A primeira fase da campanha, destinada à imunização de idosos e profissionais que atuam na área de saúde, segue até 15 de abril.

A partir do dia 16, é a vez de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. O Dia D será em 9 de maio. A partir dessa data, serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha termina no dia 22 de maio.

A campanha nacional de vacinação contra gripe foi antecipada de abril para março pelo Ministério da Saúde para auxiliar na triagem de infectados pelo novo coronavírus. Depois da imunização, os profissionais de saúde avaliam que será mais fácil identificar casos do novo coronavírus. A vacina protege contra os vírus Influenza A-H1N1, A-H3N2 e B.