in

Nova Odessa está entre cidades do Estado que mais avançaram na 2ª pré-certificação do Programa Município VerdeAzul

Cidade foi a segunda que mais evoluiu em relação à 1ª pré-certificação

Nova Odessa está entre as melhores cidades do Estado na 2ª pré-certificação do PMVA (Programa Município VerdeAzul). A cidade ficou em segundo lugar entre as que mais evoluíram em relação à 1ª pré-certificação, que aconteceu em junho. A terceira etapa do programa que escolherá os municípios que receberão o Selo VerdeAzul será em dezembro.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul tem o intuito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável.

O projeto confere, anualmente, uma nota ambiental aos municípios paulistas, que vai de zero a 100. Para a pontuação, são levados em consideração dez diretivas, em que são avaliadas ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O selo reconhece a boa gestão ambiental e garante à Prefeitura a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

Em dezembro de 2016, Nova Odessa conquistou pela terceira vez consecutiva o selo Município VerdeAzul. Na ocasião, a cidade conquistou 87,34 pontos ficando na 39ª colocação no ranking estadual. Em 2013 o Município estava na 323ª colocação no ranking estadual, subiu para a posição 108 no ano seguinte, 39º em 2015 e a mesma colocação em 2016.

“Temos evoluído bastante nos últimos anos. De 2013 – quando estávamos bem abaixo de qualquer classificação – para 2016 demos um salto importantíssimo e seguimos com nossas ações buscando melhorar a eficiência de nossa gestão ambiental e, consequentemente, melhorar nossa classificação no ranking estadual”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela destacou que os trabalhos não param e que este ano foram desenvolvidas inúmeras ações. “Temos atuado em todos os setores, desde educação ambiental na escola, melhorias no sistema de tratamento de esgoto, projetos voltados para o tratamento de resíduos e recuperação de nascentes e matas ciliares, entre outras ações”, disse.

CERTIFICAÇÃO
Recentemente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente divulgou os municípios que mais evoluíram em relação à 1ª Pré-Certificação para o selo. Nova Odessa ficou em segundo lugar, com uma evolução de 423,47%, abaixo apenas de Rio Claro. Alto Alegre, Magda, Bauru, Junqueirópolis, Piratininga, Pederneiras, São Pedro do Turvo e Cajobi completaram o ranking dos dez municípios melhor classificados nesta segunda etapa de certificação.

Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, destacou a importância do Programa Município VerdeAzul, lembrando que os 10 anos de existência do programa atestam seu êxito, que vem sendo até mesmo referência para a comunidade europeia.