Nova Odessa está entre as 92 cidades paulistas na elite do desenvolvimento sustentável

Ao todo, 613 prefeituras disputaram o prêmio, que avaliou ações ambientais desenvolvidas em 2019

Nova Odessa está entre as 92 cidades paulistas reconhecidas pelo compromisso com o meio ambiente. A entrega dos certificados do Programa Município VerdeAzul, criado pelo Governo do Estado, ocorreu nesta quinta-feira (5), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com presença do governador João Doria (PSDB). Ao todo, 613 prefeituras disputaram o prêmio, que avaliou ações ambientais desenvolvidas em 2019.

O município obteve nota 82,35, ficou na 74ª posição do ranking estadual e foi certificado por praticar uma “gestão que caminha na direção do desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade ambiental municipal e de vida dos seus munícipes”. Foram certificados os 92 municípios com mais de 80 pontos. Outras 62 cidades com pontuação entre 60 e 79,9 foram consideradas “qualificadas”. Foi a quinta vez que o Paraíso do Verde recebeu o selo conferido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente.

“A certificação coroa um trabalho realizado com muita dedicação, amor e comprometimento por uma equipe multidisciplinar, envolvendo servidores das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde e colaboradores da Coden Ambiental. Por meio desse trabalho, conseguimos contribuir para o equilíbrio ambiental e a conscientização da nossa população”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Edson Barros de Souza, o “Nenê Gás”, que representou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza no evento.

Por telefone, o prefeito Bill parabenizou o secretário Nenê Gás e todos os servidores que contribuíram para a conquista do prêmio. “O certificado é muito importante para o nosso Paraíso do Verde. Nova Odessa avança com sustentabilidade. Cresce com compromisso com o meio ambiente, preservando as nascentes, plantando árvores, tratando 100% do esgoto e plantando a semente da educação ambiental”, disse o prefeito.

Para a primeira-dama Andréa Souza, a certificação consolida o município entre os atores do desenvolvimento sustentável na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e no Estado. “Desde que assumimos a Prefeitura, em 2013, temos nos pautado no desenvolvimento e no compromisso com o meio ambiente. Esse prêmio é mais uma prova disso”, avaliou Andréa.

Também representam o município na cerimônia o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, as secretárias-adjuntas Neide Postigo, a “Neide do Feno” (Meio Ambiente, Parques e Jardins), Regina Pocay (Desenvolvimento Econômico e Social) e Michelle do Vale Faganello (Negócios Jurídicos), a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita, a coordenadora do projeto IEC (Informação, Educação e Comunicação), órgão vinculado às secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente, Meria Brito de Jesus, a diretora de Educação Infantil, Fabiana Vaughan, que representou a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, André Barreto, membro do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), e funcionários da Coden Ambiental.

Além do governador João Doria, participaram da cerimônia representando o Governo de São Paulo o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo; os secretários estaduais Marcos Penido (Infraestrutura e Meio Ambiente), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Cleber Mata (Comunicação).

Para participar do programa, os municípios colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor, e que abrange temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática destas atividades, o programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.