in

‘Nova Odessa é uma nova cidade’

Neste balanço dos 8 anos do seu governo, prefeito Bill afirma que a sensação que fica é de “dever cumprido” e exalta o fim do rótulo de “cidade dormitório”

Sereno e com a sensação de dever cumprido. Esse é o prefeito Bill que nos recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (28) para um balanço do seus oito anos de governo. Além dos avanços em todos os setores da Administração, os desafios que enfrentou (e venceu) ao longo dos seus dois mandatos, Bill fez questão de ressaltar o fim do rótulo de “cidade dormitório” que perdurou sobre Nova Odessa por muitos anos. “Isso me deixa orgulhoso”, resume Bill.

JORNAL DE NOVA ODESSA: Prefeito Bill, vamos ‘começar pelo fim’. Qual é a mensagem que o senhor deixa para os moradores de Nova Odessa e para os seus eleitores, que lhe deram a oportunidade de comandar a cidade por dois mandatos?

BILL: A mensagem que eu deixo é de gratidão. E não poderia ser outra. Sou muito grato a todos os moradores de Nova Odesa justamente pela oportunidade que eles me deram de trabalhar pelas famílias e de poder melhorar a qualidade de vida de todas elas. Claro, tudo isso foi conquistado com muito trabalho. Nestes oito anos, não me lembro do dia que acordei depois das 5h da manhã e fui dormir antes das 23h, sinceramente. Por isso, eu encerro 2020 e encerro o meu segundo mandato como prefeito de Nova Odessa com a sensação do dever cumprido e com a certeza de que fizemos, com muito trabalho, a diferença na vida das famílias novaodessenses. E como a gratidão é o equilíbrio da vida, serei eternamente grato a todos pela oportunidade.

JNO: O que a gente percebe na população é um sentimento de orgulho quando diz que mora em Nova Odessa. O senhor atribui essa mudança de comportamento ao avanço pelo qual a cidade passou nestes anos?

BILL: Sem dúvida alguma. Até 2012, Nova Odessa era conhecida na região como “quintal de Americana” ou “cidade dormitório”. Com muito trabalho e dedicação, esses rótulos foram abolidos e Nova Odessa ficou conhecida regionalmente como uma cidade que oferece qualidade de vida, oferece oportunidades de emprego, oferece oportunidades de investimentos, enfim, que oferece tudo aquilo que as outras cidades da região oferecem também. Em alguns aspectos, como a qualidade de vida, por exemplo, Nova Odessa se destaca ainda mais. Esse discurso passou a fazer parte do vocabulário dos nossos moradores. Hoje, é fácil você encontrar um morador de Nova Odessa que, em conversas com amigos de fora dizem: ‘minha cidade tem 100% de esgoto tratado’ ou ‘a qualidade de vida que eu tenho em Nova Odessa não encontro em outra cidade’. Isso me deixa orgulhoso. Deixamos para trás esses rótulos pejorativos, principalmente o rótulo de ‘cidade dormitório’.

JNO: Antes de falarmos sobre as inúmeras obras e a transformação pela qual Nova Odessa passou, como foi 2020 do ponto de vista administrativo?

BILL: Foi um ano muito difícil para todos nós. Ninguém, em sã consciência, imaginaria que viveríamos um período tão difícil com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, a palavra “resiliência”, mais uma vez, se fez presente no nosso dia a dia. Foi preciso se reinventar diariamente para que pudéssemos dar continuidade ao nosso trabalho, ainda mais no último ano do meu mandato. Porém, enfrentar desafios sempre fez parte da minha vida, seja ela pessoal ou profissional. Tivemos a crise hídrica em 2014, a crise financeira de 2015 e a crise política nacional em 2016. E saímos de todas elas, graças a Deus, com sabedoria e muito trabalho. Em 2020, não foi diferente. Focamos as nossas atenções para as áreas da Saúde e do Social. Criamos todos os mecanismos possíveis para atender a nossa população atingida pela pandemia e demos toda a assistência necessária para diminuir o impacto daquelas famílias mais vulneráveis. Para se ter uma ideia, entregamos mais de 11 mil cestas básicas entre abril e dezembro. Mas não deixamos de lado as demais áreas. Mesmos com as dificuldades impostas por essa crise sanitária mundial, Nova Odessa seguiu avançando. Avançamos na Educação, na Saúde, na Infraestrutura Urbana, no Meio Ambiente, enfim, em todas as áreas.

JNO: E por falar nos avanços, eu queria que o senhor citasse dois avanços em cada pasta, a principal delas talvez. Sei que não é uma tarefa fácil, mas cite os mais importantes em cada área…

BILL: Realmente, não é uma tarefa fácil, mas vamos lá. Na Saúde, eu cito a maior reforma e ampliação que o nosso hospital e maternidade já passou nestes 32 anos em funcionamento, com direito a uma nova maternidade, e a construção de 3 novas unidades básicas. Na Educação, a implantação das creches 12h, algo fantástico e que deu muita tranquilidade para o pai e a mãe que trabalham fora, e a nova Etec, que garante dois diplomas para os nossos estudantes. No Meio Ambiente, os seis prêmios “Município VerdeAzul” e as mais de 35 mil mudas plantadas por toda a cidade. Na Habitação, os 720 apartamentos do Residencial das Árvores, que tiraram muitas famílias do aluguel, e, mais recentemente, a conquista de mais 100 unidades habitacional junto à CDHU. Na Mobilidade Urbana, a duplicação das avenidas Rodolfo Kivitz e Ampélio Gazzetta, e a construção do nosso viaduto. No Saneamento Básico, os 100% de esgoto tratado e o desassoreamento das nossas represas, que garantem água na torneira de todas as casas. Já na área cultural, sem dúvida, a construção do Teatro Divair Moreira. Já no que diz respeito ao lazer, o Parque Linear do 23 de Maio e as praças com academia ao ar livre que construímos por toda a cidade são destaques. O Clube da Melhor Idade jamais pode ser esquecido. Foi um grande diferencial em nosso governo. Ali, cuidamos de quem sempre cuidou da gente. E na área de Finanças, me orgulho muito de nunca ter atrasado, um dia sequer, o pagamento dos nossos servidores, nem mesmo o recolhimento dos benefícios garantidos por lei. Estou terminando esse segundo mandato com o 13º quitado e nesta terça-feira estamos antecipando o pagamento do salário de janeiro, que deveria ser pago até o quinto dia útil do próximo mês, mas já estará na conta dos servidores amanhã (hoje). Todas as contas do meu governo foram aprovadas pelo TCE e pela Câmara! Isso não se vê em outras cidades. JNO: Nestes oito anos, o senhor teve ao seu lado uma grande equipe que o ajudou a conduzir a cidade. Mas uma pessoa em especial talvez tido uma participação acima da média. Estou me referindo a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Andréa Souza. A participação dela no seu governo ficou longe da figura de “coadjuvante”, não é mesmo?

BILL: Olha, com toda a sinceridade possível, quando eu penso em tudo o que a minha esposa Andréa fez na área do social para Nova Odessa, chego a me emocionar. De verdade. Com toda segurança, eu posso dizer que ela trabalhou tanto ou mais do que eu por Nova Odessa, sem sombra de dúvidas. Conduziu o Clube da Melhor Idade ao longo de todos esses anos com maestria e foram muitos e muitos projetos em prol dos mais necessitados. Para os jovens das escolas estaduais, ela criou o Projeto Fênix, por exemplo. Sempre esteve não apenas ao meu lado, mas ao lado das famílias de Nova Odessa. O que dizer do projeto “Um Sonho de Natal”? Olha o orgulho que as nossas famílias têm quando vão à Praça Central e podem respirar o espírito natalino… Isso é incrível! E tudo o que ela fez sempre foi batalhando por ajuda dos empresários da cidade e da própria população, porque ela sempre soube que os recursos da prefeitura precisavam ser investidos na Saúde, na Educação, na Segurança…O trabalho que a Andréa desempenhou nestes oito anos foi fantástico. Não tenho outra palavra para descrever!

JNO: E o Bill em 2021?

BILL: O Bill em 2021 vai ser o mesmo Bill de 2013,201 4,2015,2016,2017,2018,2019 e 2020, ou seja, um homem que seguirá trabalhando por Nova Odessa, claro, de uma maneira diferente. Estou definindo qual convite irei aceitar profissionalmente, mas é certo que estarei aqui na região, levando o nome de Nova Odessa pelo Estado e também buscando ajudar ainda mais no crescimento da nossa cidade. O que não podemos perder é a qualidade de vida que oferecemos para a nossa população!