in

Nova Odessa e Sebrae reforçam parceria em prol do empreendedor da cidade

Para Leitinho, “há um leque de oportunidades muito grande e interessante nesse ‘Plano de 100 Dias’ que agora nossas secretarias vão estudar

nova-odessa-e-sebrae-reforcam-parceria-em-prol-do-empreendedor-da-cidade-jno

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, recebeu na quinta-feira (04) a visita do diretor administrativo e financeiro do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – o empresário, engenheiro civil e ex-deputado federal por Campinas Guilherme Campos. Ele veio apresentar ao novo chefe do Executivo Municipal o “Plano de 100 Dias”, um “pacote” de programas e políticas públicas voltadas ao fomento aos empreendedores e ao desenvolvimento econômico que podem ser rapidamente implementadas pelas cidades paulistas.

O “Plano de 100 Dias” é estruturado três pilares de atividades, baseados na estratégia de alavancar vendas dos negócios locais às prefeituras e órgãos públicos, capacitar em massa pessoas que recorrem ao empreendedorismo como alternativa de obtenção de emprego e renda e ampliar a educação empreendedora nas escolas. O plano pode ser acessado por meio do link https://bit.ly/planode100dias, e inclui a capacitação das empresas locais para aproveitar as oportunidades abertas pelas compras públicas da Prefeitura.

Participaram da reunião de trabalho o assessoria da Diretoria, José Eduardo Martelli, o gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Fabio Gerlach, o líder de projetos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mauro Vitale, e a técnica em projetos da Fundação, Cleide Coelho – além do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social do Município, Rafael Brochi.

Após os técnicos explicarem detalhadamente ao prefeito cada possibilidade de parceria em prol dos empreendedores da cidade, Guilherme Campos foi taxativo: “Prefeito, uso e abuse do Sebrae-SP, e então use de novo nossas ferramentas e programas. O Sebrae está aqui para ajudar as prefeituras a capacitarem, auxiliarem e gerarem renda para os empreendedores – sejam eles autônomos, MEIs (Microempreendedores Individuais), micro ou pequenos empresários. Temos esse plano de trabalho pronto para ser colocado em prática”.

“Podemos desenvolver um trabalho tanto voltado ao microempresário quanto com quem está procurando emprego formal mas que, às vezes, já empreende sem saber, seja fazendo salgadinhos ou panos de prato em casa, lavando carros, vendendo algo. Nova Odessa possui uma quantidade significativa de MEIs cadastrados, já tem uma cultura de cooperativismo e, portanto, muito oportunidade de avançar”, acrescentou Fabio Gerlach.

Entre os programas que devem ser adotados neste ano junto aos empreendedores novaodessenses através da parceria, estão turmas do “Empreenda Rápido” e dos programas de apoio do Sebrae, como o “JEPP (Jovens Empreendedores: Primeiros Passos)”, “Crescendo e Empreendendo” e “Vai Lá e Faz”. “São propostas, agora vamos debater esse plano em detalhe. O JEPP, por exemplo, é um programa fantástico, que ensina empreendedorismo às crianças da Rede Municipal da cidade”, adiantou Campos.

“Estamos aqui para fazer diferente, para fazer mais e melhor – tudo que não foi feito antes em favor do pequeno empreendedor e do trabalhador de Nova Odessa, como organizar, ampliar e centralizar todos esses programas e balcões de atendimento. O Sebrae-SP com certeza é um dos mais importantes parceiros com quem vamos contar nessa missão”, garantiu o prefeito Cláudio Schooder.

Para Leitinho, “há um leque de oportunidades muito grande e interessante nesse ‘Plano de 100 Dias’ que agora nossas secretarias vão estudar. Com certeza vamos aproveitar todas as oportunidades de capacitar nosso empreendedor, eles vão ver que nossa gestão está preocupada com eles”, destacando que, até dezembro, eram cerca de 4,2 mil MEIs cadastrados na cidade, e que esse número tende a aumentar neste ano.

“O Sebrae-SP tem uma missão, que é o atendimento ao empresário, do MEI às MEs (Microempresas) e às EPPs (Empresas de Pequeno Porte). E a Prefeitura tem um grande poder de articulação e mobilização desse público local para que eles procurem os serviços prestados pelo Sebrae-SP, inclusive daqueles que ainda querem empreender. Por isso, aproveite todas as oportunidades, prefeito”, concluiu Guilherme Campos.

Guilherme Campos também foi vice-prefeito de Campinas entre 2005 e 2006, secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (2005-2006) e deputado federal por dois mandatos (2007-2011 e 2011-2015), além de presidente dos Correios entre 2016 e 2018. Filiado ao PSD desde 2011, foi presidente nacional da legenda entre 2015 e 2016.