in

Nova Odessa e região ficam na ‘fase vermelha’ à noite e nos finais de semana, determina Estado

Desde agosto de 2020 a regional não ficava no laranja

jno

A partir da próxima segunda-feira (25), Nova Odessa e todas as demais 41 cidades atendidas pelo DRS 7 (Departamentos Regional de Saúde de Campinas) serão rebaixadas pelo Governo do Estado para a “fase laranja” do Plano São Paulo de funcionamento das atividades, por 15 dias (até 07 de fevereiro), determinou na sexta-feira o Estado durante a reavaliação semanal da situação da pandemia. Desde agosto de 2020 a regional não ficava no laranja.

Além disso, a região vai entrar diariamente, das 20h às 06h, na “fase vermelha” do Plano, a mais restritiva, na qual apenas os serviços considerados essenciais podem atender. Por fim, nos fins de semana dos dias 30 e 31/01, 06 e 07 de fevereiro, a região vai ficar 24h por dia “no vermelho”.

Na “fase laranja”, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques podem funcionar por até 8 horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo presencial em bares fica totalmente proibido. A venda de bebidas alcoólicas no Comércio Varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da “fase verde”, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

Já nos períodos de “fase vermelha”, só será permitido o funcionamento normal de setores essenciais, como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. Também ficam vetados quaisquer tipos de evento que gerem aglomeração.

POR REGIÕES

Também a partir de segunda-feira, as regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estarão na fase vermelha do Plano São Paulo, com fechamento de comércios e serviços não essenciais. As demais, incluindo a de Campinas, ficarão na fase laranja, “mas com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana e feriados”, reforçou o Estado. Assim, o novo mapa mostra 78% da população de São Paulo na fase laranja e 22% na etapa vermelha.

A decisão, divulgada em coletiva de imprensa, visa promover regras mais rígidas de isolamento social e se deve ao aumento nos números de casos e mortes pela Covid-19 ao longo do último mês e ao relaxamento do isolamento e do distanciamento social por parte da população, que elevou as taxas de ocupação de leitos para pacientes graves da doença em todas as regiões do Estado. Na área do DRS 7, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 ultrapassou a marca dos 70%.

As medidas vão vigorar até o dia 07 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases “amarela” e “verde”, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial. Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos estão disponíveis no site saopaulo.sp.gov.br/planosp e devem ser cumpridos com rigor.

O Governo do Estado e o comitê de Saúde voltaram a pedir a colaboração de toda a sociedade para reforçar o distanciamento social e evitar aglomerações ou reuniões sociais, além de uso obrigatório de máscaras em locais de acesso público e higiene frequente das mãos.

PANDEMIA
Com os dados epidemiológicos semanais divulgados na sexta-feira, a média estadual passou de 287,9 para 348,6 novos casos a cada 100 mil habitantes. A taxa de novas internações subiu de 49,3 para 54,1 a cada 100 mil habitantes, e as mortes foram de 5,8 para 7,1 a cada 100 mil habitantes. A aceleração no contágio preocupa o Centro de Contingência.

“A pressão sobre o sistema hospitalar é preocupante. A média de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de Covid-19 passou de 67,5% para 71,1%, com 18,9 vagas exclusivas para coronavírus a cada 100 mil habitantes. Assim, o Governo do Estado endureceu o parâmetro de ocupação de UTIs de Covid-19 de 80% para 75% para a fase vermelha e também cancelou a realização de cirurgias eletivas”, explicou o Estado.

“Sem as medidas mais restritivas e com o atual ritmo de internações em UTI, em 28 dias o sistema de atendimento hospitalar para pacientes graves com Covid-19 poderia se esgotar”, completou o Governo de São Paulo. Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde anunciou a ampliação de 756 leitos para pacientes infectados pelo coronavírus em todo o Estado, sendo 450 de enfermaria e 306 de UTI.