Nova Odessa é destaque, mais uma vez, em pesquisa que avalia a qualidade de vida

Para 62% dos entrevistados, a qualidade de vida em Nova Odessa está “ótima” ou “boa”. Outros 35% responderam que a área está “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam apenas 3%

Pesquisa divulgada nesta semana pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostra que Nova Odessa é destaque regional quando o assunto é qualidade de vida. Tanto que a cidade conhecida em todo o Estado como “Paraíso do Verde” garantiu, mais uma vez o selo “Alto Grau de Satisfação” neste quesito. O levantamento foi realizado no 2º trimestre de 2019.

O excelente resultado conquistado pelo município não causa estranheza, uma vez que a área analisada atinge índices superiores a 700 pontos desde o início de 2017. Nesta pesquisa, a pontuação de Nova Odessa chegou a 728 pontos. Para analisar a qualidade de vida dos moradores, o Indsat busca compreender a percepção da população sobre as condições de vida oferecidas por um município. Destaca o instituto que a qualidade de vida também pode ser relacionada a outras áreas importantes, como segurança pública, geração de empregos, saúde e educação. Ao todo, 16 diferentes setores são pesquisados pela Insat. “Os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores sobre a qualidade dos serviços prestados”, traz a pesquisa.

Para 62% dos entrevistados, a qualidade de vida em Nova Odessa está “ótima” ou “boa”. Outros 35% responderam que a área está “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam apenas 3%. Ou seja, mais da metade da população de Nova Odessa está amplamente satisfeita com as condições de vida que a cidade oferece. Foram entrevistados 400 moradores.

O levantamento também mostrou o perfil dos moradores mais satisfeitos com a qualidade de vida em Nova Odessa. “Quando apenas a escolaridade dos entrevistados é analisada, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Superior. Ao analisar somente a faixa etária dos moradores, a aprovação cresce entre pessoas mais jovens, ou seja, que possuem de 16 a 30 anos de idade”, traz outro trecho da pesquisa.

ABASTECIMENTO

Em junho, o Indsat também apontou que Nova Odessa tem o melhor serviço de abastecimento de água de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas), com índice recorde de satisfação entre os moradores. Do total de entrevistados, 96% disseram que o abastecimento de água é “ótimo” ou “bom”. “Nos últimos seis anos, investimos mais de R$ 50 milhões na modernização de todo nosso sistema de abastecimento de água. Já trocamos mais de 50 quilômetros de tubulação, 11 mil hidrômetros, adquirimos novos softwares e equipamentos que têm nos ajudado na gestão. Com isso, reduzimos nosso índice de 45,1% para 26%”, explicou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

QUALIDADE DA ÁGUA

Já a qualidade da água que chega até as residências, comércios e indústrias de Nova Odessa é aprovada por 9 em cada 10 moradores do município, de acordo com o mesmo instituto. Em Nova Odessa, o serviço de coleta, tratamento e distribuição de água é de responsabilidade da Coden (Companhia de Desenvolvimento), empresa de economia mista.

TRÂNSITO

Em julho, nova pesquisa do Indsat – referente ao 1º trimestre de 2019 – mostrou que Nova Odessa apresenta o melhor índice de satisfação de toda RMC no que se refere ao tráfego urbano, com o selo “Alto Grau de Satisfação”.

“São resultados que mostram a eficácia de todo o trabalho que estamos desenvolvendo em Nova Odessa desde 2013. Fizemos investimentos em todas as áreas do governo e a soma disso reflete diretamente na qualidade de vida dos nossos moradores. Estar prefeito de uma cidade que está entre as três primeiras da Região Metropolitana de Campinas neste quesito é gratificante e, ao mesmo tempo, aumento a nossa responsabilidade porque esse resultado precisa ser mantido. Mas temos muito ainda por fazer até o final do próximo ano e tenho certeza que esses números vão se perpetuar”, disse Bill.