Nova Odessa é certificada, mais uma vez, com o selo ‘Município VerdeAzul’

A pontuação e a colocação de Nova Odessa serão divulgadas no próximo dia 5 de março, em evento que será realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

Nova Odessa foi certificada, mais uma vez, com o selo ‘Município VerdeAzul’, conferido pelo Governo do Estado pela adoção de boas práticas ambientais adotadas durante todo o ano de 2019. Essa é a quinta vez que o “Paraíso do Verde” recebe a certificação, todas elas na gestão do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. A pontuação e a colocação de Nova Odessa serão divulgadas no próximo dia 5 de março, em evento que será realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o selo ‘Município Verde-Azul’ tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental através da elaboração e execução de políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável. O projeto confere, anualmente, uma nota ambiental aos municípios paulistas, que vai de zero a 100. Em 2014, quando recebeu a certificação pela primeira vez, Nova Odessa somou 80,78 pontos. Já em 2018, a pontuação subiu para 85,63.

Para a pontuação, são levadas em consideração dez diretivas, nas quais se avaliam ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. “As cidades com nota acima de 80 pontos recebem o selo Município VerdeAzul, que reconhece a boa gestão ambiental e garante à Prefeitura a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita.

O secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o Nenê Gás, comemorou a notícia de que Nova Odessa foi, mais uma vez, certificada. “Fico muito satisfeito em saber que o trabalho foi reconhecido. Aqui em Nova Odessa, o Paraíso do Verde, o meio ambiente também é prioridade. Agora é aguardar para ver a nossa pontuação e a nossa colocação dentro do Estado. Mas, de antemão, todos estão de parabéns”, disse ele.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, presidente do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) também celebrou a notícia. “O nosso governo avança com pequenas, médias e grandes ações de meio ambiente. É uma luta permanente e diária, para manter a boa qualidade de vida da população e o crescimento sustentável e ambiental”, completa.