in

Nova Odessa decreta estado de emergência

Administração municipal atualiza população sobre serviços essenciais; aulas foram suspensas nesta segunda-feira

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza assinou na tarde de sexta-feira decreto onde declara situação de emergência em Nova Odessa por conta da paralisação nacional dos caminhoneiros. De acordo com o documento, todos as empresas que comercializam combustíveis no município devem assegurar prioridade para o atendimento dos serviços públicos considerados essenciais, como transporte de pacientes, transporte de alunos, transporte coletivo urbano, coleta de lixo e segurança pública, entre outros. O decreto tem validade até que o fornecimento de combustível seja normalizado no município.

“Estamos adotando esta medida no sentido de preservar a continuidade dos serviços considerados essenciais para o município e também para o cidadão, seja na Saúde, seja na Educação e também em Obras. É uma ação preventiva contra o problema que não atinge só Nova Odessa, mas o País inteiro. Esperamos, claro, que esse impasse chegue ao fim rapidamente”, explicou Bill, que comandou uma reunião com todo o seu secretariado no início desta tarde para discutir a situação.

SETORES. Em Nova Odessa, os reflexos da paralisação dos caminhoneiros já são sentidos e medidas estão sendo adotadas. A Secretaria de Obras só colocará caminhões nas ruas e máquinas em funcionamento em casos de emergência, tudo para economizar combustível.

Na Saúde, as ambulâncias estão abastecidas e a pasta tem estoque que dura até segunda-feira. Caso seja necessário, os veículos receberão combustível de caminhões e máquinas da frota municipal. “Nossa maior preocupação na Saúde é com relação ao combustível. Mesmo assim, temos uma programação para colocar em prática. Importante que nenhuma cirurgia foi cancelada no Hospital Municipal, não houve prejuízo nos tratamentos, como hemodiálise, por exemplo, e não há entrega de insumos programada para os próximos dias. Temos remédios em quantidade suficiente”, reforçou Vanderlei Cocato, titular da pasta.

SEM AULAS

Depois de uma nova análise da situação que o País enfrenta por conta da paralisação dos caminhoneiros, a Secretaria de Educação de Nova Odessa informa que as aulas na rede municipal de ensino estão suspensas nesta segunda-feira, dia 28. Portanto, alunos e funcionários estão dispensados em razão da dificuldade de locomoção em função dos impactos no transporte público. Ainda nesta segunda-feira, a Secretaria de Educação fará uma nova análise e vai se posicionar sobre as aulas na terça e quarta-feira, que, por enquanto, estão confirmadas. Oportunamente, a pasta informará sobre a data da reposição aos alunos e funcionários da Educação.

OUTROS SETORES

A Guarda Civil Municipal vem realizando patrulhamento pela cidade, mas adotou paradas em pontos estratégicos, priorizando ocorrências de maior gravidade. As viaturas do setor de trânsito estão atendendo apenas as ocorrências mais urgentes, com recomendação de economia de combustível. Já os veículos para os serviços administrativos não estão sendo utilizados.

A coleta de lixo foi realizada normalmente nesta sexta-feira e assim será neste sábado. O estoque de combustível para os caminhões dura até quarta-feira desta semana, segundo o secretário de Obras, Tiago Lobo.

Segundo a empresa concessionária responsável pelo transporte público, foi adotada na sexta-feira a escala de domingo, o que implica em um número menor de viagens. A quantidade de ônibus em circulação permanece a mesma: são seis ônibus em circulação, nas seis linhas que atendem cerca de 1,2 mil passageiros por dia.