in

Nova Odessa dá ‘salto’ no Índice Firjan

Nova Odessa está entre os 25 melhores municípios de São Paulo e entre os 35 melhores do Brasil

Nova Odessa deu um salto gigantesco no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) e ganha ainda mais destaque entre os municípios classificados como de alto índice de desenvolvimento socioeconômico. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira, dia 28, pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). De acordo com o documento, Nova Odessa pulou da 13ª posição em 2015 para a 6ª posição em 2016 – ano base do levantamento divulgado esta semana – entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Na comparação com os municípios mais próximos, como Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, Nova Odessa fica em primeiro lugar no ranking. O índice mostra também que, em 2015, Nova Odessa estava na 105ª posição entre os municípios paulistas e na 237ª posição no ranking nacional. Agora, com o “salto”, Nova Odessa ocupa a 25ª posição no Estado e é o 35º município brasileiro mais bem avaliado. De acordo com o estudo da entidade, o índice de Nova Odessa ficou em 0,8628 em 2016, contra 0,8074 em 2015. Para calcular o IFDM, a Firjan monitora as áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais de cada ministério. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento. Nova Odesa avançou em todas as áreas avaliadas.

“Essa é uma notícia fantástica para Nova Odessa e chega para coroar todo o trabalho de desenvolvimento que estamos realizando desde 2013, o primeiro ano do meu primeiro mandato. Desde o primeiro dia de governo, não medimos esforços para que a cidade pudesse evoluir em todos os sentidos, mas principalmente em educação, saúde, emprego e renda, que são as áreas avaliadas neste ranking da Firjan. Tivemos um salto muito grande entre os municípios da RMC e o nosso índice está bem próximo daqueles que lideram. Entre as cidades mais próximas da gente, estamos em primeiro lugar. Isso mostra que estamos no caminho certo. O salto que Nova Odessa deu, tanto no Estado como no País, também foi fantástico. Estamos entre os 25 melhores municípios de São Paulo e entre os 35 melhores do Brasil”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

QUALIDADE DE VIDA

O prefeito também lembrou que, recentemente, Nova Odessa foi apontada, em levantamento divulgado pela Indsat, como a 2ª segunda melhor cidade da RMC com alto grau de satisfação em qualidade de vida. O município, que subiu uma posição em relação a 2017, fica atrás apenas da Indaiatuba. O terceiro lugar é ocupado por Jaguariúna.

Nova Odessa obteve 760 pontos na pesquisa, que classifica como Alto Grau de Satisfação municípios que obtenham entre 650 e 799 pontos no levantamento. O resultado é reflexo de outros segmentos pesquisados pela Indsat. Tanto Nova Odessa, quanto Indaiatuba e Jaguariúna também ocupam boas posições em setores como Educação, Saúde e Abastecimento de Água. “Buscamos em nosso governo não apenas oferecer os serviços essenciais aos moradores, mas que os recebam com qualidade. Saber que estamos entre as melhores da RMC em qualidade de vida é muito gratificante”, disse Bill.