in

Nova Odessa conquista selo ‘Município VerdeAzul’ pela 6ª vez e sobe no ranking de sustentabilidade

A certificação de 100 dos 645 municípios paulistas e a qualificação de outros 48 foi anunciada em cerimônia online realizada nesta quinta-feira (17)

nova-odessa-conquista-selo-municipio-verdeazul-pela-6a-vez-e-sobe-no-ranking-de-sustentabilidade-jno

Nova Odessa foi certificada pela sexta vez com o selo Município VerdeAzul. O programa, lançado há 13 anos pelo Governo do Estado, reconhece gestões que caminham na direção do desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade ambiental municipal e de vida da população. A certificação de 100 dos 645 municípios paulistas e a qualificação de outros 48 foi anunciada em cerimônia online realizada nesta quinta-feira (17).

De acordo com o ranking de 2020 divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Nova Odessa é a 71ª cidade mais sustentável do Estado de São Paulo, com nota 84,06. O ‘Paraíso do Verde’ subiu uma posição em relação ao ano passado (72ª), quando também recebeu o selo do programa e foi certificada com nota 82,35. As outras quatro certificações ocorreram em 2014, 2015, 2016 e 2018.

O avanço na classificação foi obtido com a melhoria nas notas de seis das dez diretivas que norteiam o programa: Esgoto Tratado, de 8,96 em 2019 para 9,71 este ano; Conselho Ambiental, de 7,65 para 8,3; Uso do Solo, de 9,05 para 9,47; Resíduos sólidos, de 7,66 para 8,08; Biodiversidade, de 8,04 para 9,52; e Arborização Urbana, de 5,59 para 6,73. Nova Odessa manteve nota 10 na diretiva Município Sustentável, que avalia a implementação de medidas que incentivem o uso racional dos recursos naturais, e ocupa o primeiro lugar do ranking estadual nesse quesito. As outras diretivas avaliadas são Qualidade do Ar, Gestão das Águas e Estrutura e Educação Ambiental.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza comemorou a certificação. “É a sexta vez que conquistamos o selo, que representa nosso pacto pela sustentabilidade e pela preservação do meio ambiente. Nesses oito anos, transformamos o plantio de árvores, a recuperação de nascentes, o tratamento de esgoto, a gestão da água, a destinação correta de resíduos sólidos e a educação ambiental em compromissos permanentes do nosso governo. Parabéns a todos que aceitaram essa missão e trabalham dia e noite, com garra e dedicação, para que tenhamos uma cidade cada vez melhor”, afirmou Bill.

O secretário de Meio Ambiente Edson Barros de Souza, o ‘Nenê Gás’, ressaltou a importância do trabalho coletivo. “Nova Odessa segue no seleto grupo de municípios com responsabilidade ambiental porque temos pessoas comprometidas e com vontade de fazer as coisas acontecerem. Agradeço a todos da Secretaria de Meio Ambiente e de todos os setores da Administração Municipal que contribuíram para que conseguíssemos, mais uma vez, colocar nosso município em evidência no cenário da sustentabilidade”, disse Nenê.

Para participar do Programa Município VerdeAzul, as prefeituras colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor. Para incentivar a prática destas atividades, o programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.