in

Nova Odessa chega a 3.167 doses de vacina da Covid aplicadas em idosos e profissionais da Saúde

Nova Odessa chegou, assim a 2.263 primeiras doses aplicadas

nova-odessa-chega-a-3-167-doses-de-vacina-da-covid-aplicadas-em-idosos-e-profissionais-da-saude-jno

Em um dia considerado especialmente produtivo, a equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa que realiza a campanha de imunização dos grupos prioritários contra a Covid-19 no Ginásio do Jardim Santa Rosa aplicou na segunda-feira (15/03) mais 160 doses das vacinas, chegando a um total de 3.167 doses aplicadas desde o início da campanha na cidade.

Desse total, foram aplicadas mais 90 vacinas em idosos com idades acima dos 76 anos – novo grupo prioritário que começou a ser vacinado na segunda-feira, junto aos mais velhos que ainda fazem pré-cadastro e são convocados ao ginásio. Nova Odessa chegou, assim a 2.263 primeiras doses aplicadas.

Também foram dadas mais 70 segundas doses em idosos e profissionais da Saúde que moram na cidade, elevando o total de “reforços” aplicados a 904. Após cerca de 15 dias de receber a segunda dose, a pessoa pode se considerar imunizada contra o vírus (dentro do índice indicado pela fabricante e pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Nesta primeira dose, está sendo utilizado um lote com 490 doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, que chegou semana passada a Nova Odessa. Já as segundas doses são dadas conforme a primeira: quem tomou CoronaVac, continua tomando ela, 28 dias depois. Ainda não chegou o momento de aplicar a segunda dose da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, que tem tempo maior entre as doses, conforme preconiza o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde e pelas fabricantes.

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, o sistema de resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz estava “fora do ar” na segunda-feira, impedindo que o balanço de casos e óbitos pela Covid-19 de moradores de Nova Odessa fosse atualizado. Até sexta-feira (12/03), a cidade registrava 2.679 casos positivos de Covid-19 em um ano de pandemia, com 88 mortes (a mais recente ocorrida no último dia 03 de março).

Nova Odessa registra os seguintes óbitos por faixas etárias:03 de 30-39 anos; 06 de 40-49 anos; 13 de 50-59 anos; 26 de 60-69 anos; 24 de 70-79 anos; 12 de 80-89 anos e 04 de 90-99 anos, totalizando as 88 mortes por Covid-19. Foram 16 óbitos neste ano (sempre conforme as datas de falecimento, e não de comunicação), e o restante no ano passado (inclusive alguns que só foram comunicados neste ano, porque só em 2021 foram “digitadas” pelos órgãos de Saúde Pública das cidades onde estas pessoas faleceram).

INTERNADOS

Na tarde da segunda-feira, a UR do Jardim Alvorada tinha 13 pacientes internados, já muito próxima do limite de leitos da Unidade, que somam 18. Deste total, quatro pacientes estavam em estado grave, aguardando vagas para transferência para UTIs em hospitais de referência da região, via CROSS (Central de Vagas) regional – e um quinto paciente grave já havia sido transferido ao longo do dia.
A cidade vai ganhar, nos próximos dias, mais 11 leitos de internação em enfermaria em uma ala isolada que está sendo preparada pela Prefeitura, através do trabalho de equipes de diversas secretarias, no Hospital e Maternidade Municipal. Para vagas em UTIs, no entanto, a Rede Municipal continua “dependendo” do Estado, o que tornos os alertas para que a população fica em casa se possível, sempre que possível, ainda mais urgentes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa ressalta sempre a importância do uso contínuo de máscaras, da higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e do distanciamento social, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus. Desde segunda-feira, a cidade – e todo o restante do Estado – estão na fase mais restritiva do Plano São Paulo, chamada de “emergencial”.

COMO SE VACINAR

A Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, no período da manhã, os atendimentos para a primeira dose são agendados, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado pelo site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br). A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento. A medida foi adotada para se evitar aglomerações.
Já no período da tarde a campanha recebe livre demanda exclusivamente para a segunda dose de idosos e profissionais da Saúde, que devem ir ao local sempre de acordo com a data indicativa de retorno constado na ficha de vacinação. Tudo foi organizado para garantir maior comodidade e segurança sanitária para todos.