in

Nova Odessa chega a 16,7% da população com ao menos uma dose das vacinas contra a Covid-19

Gestantes e puérperas com comorbidades e idades acima dos 18 anos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências para se cadastrarem para a primeira dose da vacina indicada

nova-odessa-chega-a-167-da-populacao-com-ao-menos-uma-dose-das-vacinas-contra-a-covid-19-jno

A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa que atua na campanha de vacinação contra a Covid-19 aplicou ontem mais 98 doses dos imunizantes. A cidade chegou, assim, à marca das 15.137 vacinas aplicadas desde janeiro deste ano. As primeiras doses ministradas atenderam basicamente ao grupo dos adultos de 50 a 59 anos com comorbidades.

O total de moradores de Nova Odessa com ao menos uma dose das vacinas chegou, na terça-feira, a 10.193, o equivalente a 16,7% da população da cidade, estimada pelo IBGE em 60.956 pessoas. Já o total de moradores com a segunda dose – ou seja, com a carteirinha “completa” – é de 4.944, ou 8,1% da população.

A imunidade só é alcançada, nos percentuais de eficácia apontados pelas fabricantes, duas a três semanas após a pessoa receber a dose de reforço. Por isso, todos os vacinados com a segunda dose devem manter as medidas contra a contaminação por Covid-19 – incluindo uso de máscara, higienização das mãos, utensílios e superfícies e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

Seguem sendo vacinados no Ginásio do Jardim Santa Rosa, na segunda-feira, os mesmos grupos – idosos com 60 anos ou mais (2ª dose), adultos de 55 a 59 anos portadores de comorbidades (1ª dose) e, desde a quarta-feira (19/05), também os adultos de 50 a 54 anos portadores de comorbidades (grupos que não precisam de pré-cadastro, mas devem comprovar sua condição).

A lista das comorbidades aceitas do Ministério da Saúde inclui: doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial – estágio 3, hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer), anemia falciforme ou talassemia maior (hemoglobinopatias graves), obesidade mórbida e cirrose hepática.

45 A 49 ANOS

Não há previsão de quando começam a ser vacinados os adultos de 45 a 49 anos com comorbidades e as pessoas com deficiências permanentes que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) de 45 a 49 anos. Isto porque, segundo a Vigilância, a cidade ainda não recebeu – nem tem previsão – lote de doses para este público. Mais informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Gestantes e puérperas com comorbidades e idades acima dos 18 anos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências para se cadastrarem para a primeira dose da vacina indicada. A Vigilância Epidemiológica aguarda o recebimento dessas doses. Cada UBS fará sua lista de gestantes e puérperas com comorbidades, que serão agendadas para receberem a vacina num local mais tranquilo para elas e seus bebês. Gestantes e puérperas de convênios podem procurar a UBS do seu bairro ou região com a carteirinha do pré-natal e a carta do médico indicando a doença, e deixar seu contato para serem incluídas nas listas e serem contatadas posteriormente.

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Para receber as doses, qualquer pessoa de 50 a 59 anos com estas comorbidades deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico, carta, laudo ou prescrição médica – sempre com o número de registro do CRM do profissional emissor.
  • Quem tomou a primeira dose deve ficar atento à data de retorno anotada na carteirinha de vacinação, e voltar ao Ginásio do Jardim Santa Rosa no dia indicado, ou no dia útil seguinte se for o caso.
  • A Secretaria de Saúde da cidade ressalta sempre a importância de continuar mantendo todas as medidas de proteção enquanto durar pandemia como formas de combater a disseminação do novo coronavírus, principalmente o uso constante de máscaras, a higienização das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e o isolamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.
  • Dúvidas de moradores de Nova Odessa sobre a 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 para grupos prioritários podem ser sanadas através do WhatsApp (19) 99747-6502. O canal responde sempre em horário comercial e nos dias úteis.
  • O Ginásio do Santa Rosa fica na Rua João Bassora, nº 500, no Jardim Santa Rosa, e atende nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.