in

Nova Odessa avança na vacinação e já são 3.514 primeiras doses aplicadas

nova-odessa-avanca-na-vacinacao-e-ja-sao-3-514-primeiras-doses-aplicadas-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, começa nesta quinta-feira (25/03) a vacinar o grupo de idosos com idade acima dos 69 anos contra a Covid-19. Esse é mais um importante passo que a campanha dá para a imunização do grupo prioritário. Até o momento já foram atendidos os grupos dos trabalhadores da Saúde e idosos com mais de 90 anos, depois 85, 80, 77, 75, 72 e, agora, mais de 69 anos. Até o final da 1ª etapa da campanha, serão imunizados todos os moradores da cidade com 60 anos ou mais.

“A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 avança em Nova Odessa e demais cidades da região. Isso acontece a partir do momento que os municípios recebem novas doses do imunizante. Na terça-feira (23/03), recebemos mais um lote com 1.680 unidades, sendo 1.160 primeiras doses. Com esse volume, já é possível convocar os idosos com idade acima dos 69 anos. O trabalho não para, mas é fundamental deixar claro que as ações só avançarão ainda mais, da forma que gostaríamos, quando chegarem vacinas em quantidade suficiente para fazer a cobertura de todo o grupo prioritário, que abrange idosos com idade a partir dos 60 anos”, afirmou a enfermeira coordenadora da Vigilância, Paula Mestriner.

Com o avanço da vacinação, na quarta-feira (24/03), Nova Odessa atingiu a marca de 3.514 primeiras doses aplicadas, o que representa 5,85% da população estimada da cidade. Em relação à segunda dose, o número se mantém em 1.021 aplicações de reforço já feitas. Essa “dose extra” garante a imunização da pessoa após duas semanas, em média, mas só pode ser aplicada no paciente após um período indicado pela fabricante.

Nova Odessa já recebeu via PNI (Plano Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, 5.999 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19, das quais 4.239 doses da CoronaVac/Butantan, em 9 lotes, e 760 doses da Oxford/FioCruz, em 2 lotes, além de 1.700 segundas doses, todas da CoronaVac/Butantan.

CAMPANHA

A Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção. A Secretaria de Saúde esclarece que, no período da manhã, os atendimentos para a primeira dose são agendados, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado no site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br). A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento. A medida foi adotada para se evitar aglomerações.

Já no período da tarde, a campanha recebe livre demanda exclusivamente para a segunda dose de idosos e dos profissionais da Saúde, que devem ir ao local sempre de acordo com a data indicativa de retorno constado na ficha de vacinação.

“O trabalho vai avançando aos poucos e em breve todos as pessoas do grupo prioritário serão convocadas para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É importante reiterar que, para esse processo caminhar num ritmo que gostaríamos, é necessário ter mais vacinas à disposição da nossa Secretaria de Saúde. Enquanto isso, vamos trabalhando de acordo com o volume que temos em estoque”, finalizou o secretário municipal de Saúde, Nivaldo Luís Rodrigues.
Sobre a divulgação de uma nova versão do calendário previsto de vacinação por faixas etárias e novos grupos feita quarta-feira (24/03) pelo Estado, a Secretaria lembra que tal calendário é apenas uma sugestão feita pelo Governo Estadual às prefeituras, que têm autonomia para definirem suas próprias datas para cada fase/grupo etário, conforme a realidade local, as medidas de segurança sanitárias adotadas no local de vacinação, para minimizar riscos aos idosos, e a quantidade de doses disponíveis.