in

Nova Odessa aplica 811 doses de vacinas contra a Covid-19 em uma semana

Segundo o órgão, das 811 doses aplicadas, 504 são referente a primeira dose e 307 de reforço (segunda dose)

nova-odessa-aplica-811-doses-de-vacinas-contra-a-covid-19-em-uma-semana-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 811 doses de vacinas contra a Covid-19 ao longo de uma semana. As informações foram confirmadas pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, de acordo com os dados coletados entre os dias 31 de março a 09 de abril. Segundo o órgão, das 811 doses aplicadas, 504 são referente a primeira dose e 307 de reforço (segunda dose).

Até agora, durante toda a campanha, 5.150 novaodessenses receberam a primeira dose, iniciando o processo de imunização contra a doença. De acordo com a planilha diária do Departamento de Vigilância Epidemiológica, apenas na sexta-feira, 70 idosos com mais de 68 anos receberam a primeira dose. Isto equivale a 8,44% da população de Nova Odessa – estimada pelo IBGE em 60.956 pessoas.

Estas pessoas são consideradas em fase de imunização, que só termina de duas a três semanas após a segunda dose. Já em relação à dose de reforço, outras 120 pessoas receberam na sexta-feira a segunda aplicação do imunizante. Até agora, 1.328 pessoas tomaram as duas doses previstas, o que equivale a 2,17% da população. A imunização chega após duas a três semanas da segunda dose recebida, de acordo com os índices de eficácia anunciados pelas fabricantes.

“O trabalho vem se mantendo e segue de acordo com a quantidade de doses recebidas do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. É necessário que Nova Odessa e demais cidades da região recebam mais doses, para que possamos acelerar o processo de imunização”, apontou o secretário municipal de Saúde, o médico Nivaldo Luís Rodrigues.

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus acontece em Nova Odessa, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 15h, no Ginásio do Santa Rosa. O local foi especialmente preparado e conta com tenda para atendimento drive-thru (dentro do veículo) dos idosos com dificuldade de locomoção. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que, no período da manhã, são agendados os atendimentos para a primeira dose, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado exclusivamente no site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (o www.novaodessa.sp.gov.br).

Todos os idosos com 60 anos ou mais, bem como todos os profissionais da Saúde que moram na cidade, devem se cadastrar no site da Prefeitura. A ligação é feita pela equipe da Secretaria de Saúde, conforme a capacidade de atendimento e as doses disponíveis. A medida foi adotada para se evitar aglomerações no local e, assim, proteger os idosos da doença.

“O cadastro deve ser feito no site da Prefeitura. E é enviado um e-mail de confirmação. Um dia antes da vacinação, a equipe liga no telefone informado. O objetivo da equipe de profissionais da Saúde Municipal que cuidam dessa campanha é imunizar todos os nossos idosos, o mais rapidamente possível, e assim salvar vidas”, finalizou o secretário Nivaldo Rodrigues.

Como a pandemia de Covid-19 segue avançando em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa destaca sempre a importância do uso contínuo de máscaras por todos, da higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e de se manter o distanciamento social, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus.