in

Nova Odessa amplia vacinação a partir desta sexta-feira; atendimento passa para as UBSs 1 e 5

Saúde pede colaboração de quem está com “D2” atrasada; 6 mil pessoas de 18 a 90 anos não voltaram para 2ª dose

nova-odessa-amplia-vacinacao-a-partir-desta-sexta-feira-atendimento-passa-para-as-ubss-1-e-5-jno

Seguindo orientação técnica do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa amplia, a partir desta sexta-feira (19/11), os grupos elegíveis para a vacinação contra a Covid-19. Também nesta sexta, a Campanha de Imunização deixa o Ginásio do Jardim Santa Rosa e passa para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 1 (Centro) e 5 (Jardim Alvorada), descentralizando o atendimento.

Assim, independentemente do imunizante aplicado, passam a ser vacinados com a terceira dose (ou “D3”), nestas duas UBSs, os moradores com 18 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose (“D2”) há cinco meses (152 dias) ou mais, e não mais há seis meses. No caso da UBS 5, a vacinação contra a Covid acontece no prédio ao lado (onde ainda funciona a Unidade Respiratória).

Também seguem sendo aplicadas, agora nestas duas UBSs, a “D1” em adolescentes e adultos que eventualmente ainda não tenham iniciado o esquema vacinal, bem como a “D2” nos intervalos atualmente vigentes para cada fabricante.

“Passaremos a atender uma nova rotina, ampliando grupos e reduzindo o intervalo de aplicação. Nossas equipes da Secretaria Municipal seguem aplicando a ‘D1’ – tanto adultos quanto adolescentes; ‘D2’ (Astrazeneca/Coronavac/Pfizer) para todos os adultos que precisam tomar o imunizante, e ‘D3’ para pessoas acima de 18 anos, profissionais da Saúde e professores, com cinco meses da segunda dose”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

‘ATRASADOS’

Nova Odessa já ultrapassou a casa das 90,7 mil doses de vacinas utilizadas desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, em janeiro deste ano. No entanto, cerca de 6 mil pessoas ainda não compareceram para tomar a segunda dose nos atuais intervalos.

Os jovens na faixa etária dos 18 anos encabeçam a lista dos “faltosos”. Diante disso, e devido à importância de a população completar o ciclo vacinal para garantir a imunização contra a doença, a Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores que estão com a “D2” atrasada. O órgão atenta, inclusive, para a proximidade das festas de fim de ano, quando os adultos com vacinação incompleta podem colocar pais e avós em risco.

“A análise de faltosos por faixa etária mostra que a população mais jovem não tem comparecido para tomar a segunda dose. Esses jovens precisam se responsabilizar mais pelos idosos. Os pais dos adolescentes devem voltar às Unidades para completar o esquema vacinal dos filhos. É muito importante essa conscientização, tendo em vista que o esquema vacinal completo aumenta a proteção, não somente de si próprio assim como o próximo”, concluiu Paula.

O secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini, afirmou que o órgão está buscando conscientizar sobre a necessidade de completar o esquema vacinal. “É extremamente necessário seguir o cronograma, respeitando as datas agendadas na caderneta, pois apenas com o ciclo completo a população estará protegida. Estamos intensificando esse apelo para àqueles que não retornaram para a vacinação D2, possam fazê-lo”, afirmou.

IMUNIZAÇÃO

Em Nova Odessa, a vacinação contra a Covid-19 prossegue nesta sexta-feira nas UBS do Centro e do Alvorada, das 8h às 15h30. Até o momento, a campanha de imunização aplicou 90.769 doses em cidadãos novaodessenses. Exatos 46.079 moradores da cidade com 12 anos ou mais já têm ao menos uma dose (75,59% da população total, ou cerca de 99% do público elegível), e 41.355 estão com esquema vacinal completo (67,84% da população total). A “D3” já foi aplicada em 3.335 moradores.

É imprescindível levar documentação pessoal e comprovante de endereço, bem como a caderneta de vacinação para quem vai tomar a “D2” e a “D3”.

MANTENHA OS CUIDADOS

Como a pandemia continua e os riscos de novas variantes são reais, toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

Saiba mais sobre a campanha de vacinação e o avanço da pandemia diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/