‘Nova maternidade’ do Hospital Municipal de Nova Odessa recebe cobertura

A ‘nova maternidade’ vai ganhar também uma nova sala de pré-parto. Outra novidade é que a gestante poderá ficar com um acompanhante

Considerada uma das etapas mais importantes da grande reforma pelo qual vem passando o Hospital Municipal de Nova Odessa, a ampliação da maternidade avança a cada dia e nesta semana o espaço ganhou cobertura. O projeto prevê a construção de uma nova sala de pós-parto, com banheiros adaptados, área de luz, cadeiras de amamentação e trocadores. Ela terá capacidade para 8 leitos, ou seja, o dobro da atual capacidade. A reforma completa da principal unidade de saúde é de responsabilidade da iniciativa privada e está orçada em cerca de R$ 3 milhões.

A ‘nova maternidade’ vai ganhar também uma nova sala de pré-parto. Outra novidade é que a gestante poderá ficar com um acompanhante. Hoje isso não é possível devido ao espaço. A enfermaria será totalmente reformulada, com paredes de vidro para garantir visão total da maternidade. Essa etapa vem sendo realizada de forma simultânea com a reforma e ampliação das salas de observação masculina e feminina, obra que vai garantir aumento no número de leitos e que será entregue pela Prefeitura no mês que vem.

Na sequência, será a vez da enfermaria e da sala de sorologia serem reformadas e ampliadas. A Prefeitura de Nova Odessa já entregou à população a nova sala de espera do pronto-socorro, a reforma dos consultórios e da sala de inalação (1ª etapa) e também a nova recepção para as pessoas que vão visitar pacientes internados na clínica médica (2ª etapa). “Toda vez que vou acompanhar as obras do hospital, fico impressionado não só com a qualidade do trabalho que vem sendo realizado, mas também com a rapidez que as reformas avançam. Nossa população já pode usufruir de melhorias que entregamos este ano e em breve teremos um hospital praticamente novo”, disse o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “E a reforma e ampliação do da maternidade, além do aumento expressivo no número de leitos, vai garantir muito mais conforto para as mães e seus bebês”, completou.

OUTRAS ETAPAS

No pronto-socorro, a reforma contemplará a troca de todo o piso vinílico por porcelanato, instalação de pastilhas nos corredores e banheiros; reforma completa e reformulação da recepção (com a construção de banheiros adaptados M/F); reforma completa da sala de sorologia (que será ampliada e aberta), ampliação da enfermaria (que vai ganhar paredes de vidro) – garantindo visão para as salas de sorologia e inalação (ambiente totalmente integrado) -, instalação de “bate-maca” de PVC nos corredores e nova pintura e nova iluminação de LED para cada ambiente. Já a entrada do hospital ganhará um acesso coberto para veículos na parte frontal do prédio.