in

No Dia Mundial da Água, Coden alerta sobre a importância de se evitar o desperdício

Nova Odessa armazena e capta exclusivamente em represas, e faz o tratamento na ETA do Bela Vista, de onde ela é distribuída para praticamente 100% dos imóveis urbanos

no-dia-mundial-da-agua-coden-alerta-sobre-a-importancia-de-se-evitar-o-desperdicio-jno

Com o término do verão e chegada do outono, época que marca também o fim do período chuvoso, o fim de semana ficou marcado pelas temperaturas acima dos 30°C, e que devem se manter pelos próximos dias em Nova Odessa. A combinação de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar levou ao aumento no consumo de água na cidade. Nova Odessa armazena e capta exclusivamente em represas, e faz o tratamento na ETA do Bela Vista, de onde ela é distribuída para praticamente 100% dos imóveis urbanos.

A Coden Ambiental, empresa municipal de economia mista responsável pelo Saneamento Básico, vem monitorando a situação e orienta a população para que economize água durante a onda de calor, atípica para este período do ano. Segundo o Inmet (Instituto Brasileiro de Meteorologia), a previsão é de que o tempo quente e seco continue até o final do mês na cidade, com temperaturas variando entre 15 e 35 graus.

Por conta do aumento no consumo na ordem de 15% nos períodos mais quentes e secos, o presidente da Coden Ambiental, o biólogo e professor Elsio Álvaro Boccaletto, alerta para a necessidade de se evitar o desperdício de água, uma vez que as altas temperaturas aceleram o consumo no município.

“Embora estamos deixando o período de chuvas, é importante lembrar que Nova Odessa faz captação de água em represas e, com p alto consumo, elas oscilam rapidamente, de acordo com as condições climáticas, tanto em épocas de estiagem como durante o período chuvoso. Portanto, a recomendação é que possamos economizar sempre e utilizar a água de forma racional”, declarou Boccaletto.

O alerta do presidente da Coden ocorre justamente no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1993, para a conscientização sobre a necessidade de preservação deste recurso natural essencial para a sobrevivência de seres vivos. A ONU escolheu o tema “Valorizando a Água” para os debates deste ano.

“Pensando justamente na importância que a água representa, o prefeito Cláudio José Schooder (Leitinho), nos primeiros dias do seu governo, anunciou a retomada do Plano de Recursos Hídricos do Município de Nova Odessa. O grande objetivo, é buscar recursos externos, inclusive dos órgãos da Bacia PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), para adotar as propostas do Plano, adquirido pela Prefeitura, visando garantir que a população da cidade tenha uma água de qualidade, que facilite o tratamento e garanta a distribuição ao longo das próximas décadas”, destacou Boccaletto.

O Plano de Recursos Hídricos de Nova Odessa é um projeto que prevê a recuperação dos mananciais do município e evitar qualquer risco de falta d’água pelos próximos anos. “O prefeito tem essa preocupação, porque água é vida e com capacidade hídrica é possível garantir o crescimento e desenvolvimento do município de forma sustentável. Estamos empenhados neste projeto, que sem dúvida, entrará para a história do município”, finalizou o presidente.

ESGOTO

O “outro lado da moeda” da questão da água é o tratamento de esgoto, para evitar a contaminação dos mesmos mananciais onde se capta água para tratamento. Neste sentido, Nova Odessa também vem se tornando modelo a ser seguido ao longo dos últimos 20 anos. Tanto que a Coden Ambiental está participando de uma mostra virtual do Projeto Gota d’Água 2021 do Consórcio PCJ com o “case” (caso real) da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, pois a cidade conta hoje com 97% dos imóveis urbanos atendido com coleta e afastamento de efluentes, dos quais 100% são tratados na ETE.

“É motivo de orgulho para o município que todo o esgoto produzido nas residências e comércios, além de grande parte das indústrias, seja tratado e devolvido aos corpos hídricos com pureza superior a 90%, o que demonstra a seriedade com que a água é gerida em Nova Odessa. Acreditamos que o trabalho da Prefeitura e da Coden Ambiental na área de Saneamento Básico colabora com a qualidade da água de todos os córregos e rios dos quais o Ribeirão Quilombo é efluente e afluente, ‘devolvendo’ para a Natureza água de qualidade para a captação e tratamento pelos municípios a jusante”, aponta a empresa.