in

No combate ao coronavírus, Vigilância Sanitária, Secretaria de Esportes e Guarda Municipal vão intensificar fiscalização

Bill fez um novo apelo à população de Nova Odessa, pedindo conscientização e apoio na “guerra” contra Covid-19

no-combate-ao-coronavirus-vigilancia-sanitaria-secretaria-de-esportes-e-guarda-municipal-vao-intensificar-fiscalizacao-jno

A Prefeitura de Nova Odessa vai intensificar a fiscalização com objetivo de coibir aglomerações em praças, em estabelecimentos comerciais que estejam em desacordo com o decreto estadual que permite o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais, festa clandestinas em chácaras e áreas de lazer e também contra moradores que não estiverem usando a máscara facial em espaços públicos.

Nesta sexta-feira (10), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza comandou uma reunião com os secretários Eduardo Gazzetta (Governo), Vanderlei Cocato (Saúde) e Josias Queiroz (Esportes); a diretora da Vigilância em Saúde, Priscila Rangel Belmonte; a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner; e com o diretor da Guarda Municipal, Nilton Cesar Alves, para discutir novas ações que serão colocadas em prática a partir deste sábado.

“Não podemos e não vamos tolerar aglomerações em espaços públicos, como as praças e os parquinhos, pessoas que insistem em não usar a máscara facial e também aqueles que desrespeitam o decreto estadual sobre o funcionamento apenas dos serviços essenciais. O número de mortes e casos confirmados de coronavírus vem crescendo bastante não apenas em Nova Odessa, mas em toda a Região Metropolitana de Campinas, isso apesar de todos os esforços e todas as medidas de prevenção que nós estamos adotando há bastante tempo. É sabido que a pandemia perdeu força na Capital e avança cada dia mais no Interior”, disse o prefeito.

Bill fez um novo apelo à população de Nova Odessa, pedindo conscientização e apoio na “guerra” contra Covid-19. Hoje, a cidade contabiliza 164 casos confirmados, sendo 16 mortes, e outros 60 casos suspeitos, incluindo seis mortes. Por outro lado, 125 pessoas já estão curadas. “Nós precisamos do apoio de cada morador de Nova Odessa, de suas famílias e de seus amigos. E faço mais um apelo: use a máscara, fique em casa se possível e sem promover festas ou aglomerações. Se precisar sair, não leve seus filhos ou pessoas idosas com você, lave sempre as mãos com água e sabão e faça uso constante do álcool em gel. E se tiver sintomas do novo coronavírus, procure a nossa Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, que funciona na antiga UBS 5”, reforçou o prefeito.

AÇÕES. A Vigilância Sanitária vem realizando, com apoio da Guarda Civil Municipal, constantes ações de fiscalização em Nova Odessa. A última delas foi na terça-feira (7). Na ocasião, os agentes notificaram 19 estabelecimentos comerciais não essenciais por funcionamento irregular. A ação ocorreu no Centro e na Vila Azenha. “Eles estavam atendendo normalmente, na medida em que os consumidores chegavam. Todos assinaram termo de ciência, foram orientados a fechar e informados sobre as restrições previstas nos decretos municipal e estadual”, explicou Priscilla Belmonte.