No aniversário de Nova Odessa, conheça a história de como surgiu uma das principais cervejarias da região

A Berggren iniciou sua produção em dezembro de 2015, e atualmente atua em cinco estados

No dia 24 de maio, Nova Odessa (SP) completa 114 anos. A cidade surgiu onde se situava uma propriedade chamada Fazenda Pombal de Ângelo Gazzola. Foi fundada em 24 de maio de 1905 por Carlos José de Arruda Botelho, então Secretário de Agricultura do estado de São Paulo.Nos últimos anos, a cidade se tornou uma região conhecida pelo seu crescimento industrial e econômico. De acordo com um estudo divulgado pela Fundação Seade, Nova Odessa está entre as 20 cidades com maior contribuição no VTI (Valor de Transformação Industrial) do Estado.

Além disso, a cidade subiu no ranking entre os 645 municípios paulistas, saltando da 8ª para a 5ª posição entre 2003 e 2016. Um dos setores que contribuíram para esse avanço é o de produtos alimentícios. Muitos empresários aproveitaram esse crescimento para investir em diferentes setores, como o de cervejas artesanais, tanto que o número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cresceu em 23% em 2018, totalizando 889 estabelecimentos e 16.968 produtos, segundo o Anuário da Cerveja no Brasil, publicado no site do Mapa.

Reviravolta

O crescimento constante do setor fez com que muitos empresários abrissem mão de estabilidade e investissem na área, como é o caso do empresário Lucas Berggren. Formado em Direito, pela universidade Faculdade Metodista de Piracicaba – Unimep, começou sua carreira na empresa da família Ober S/A Indústria e Comércio, no ramo Têxtil. Começou como aprendiz na parte mecânica e elétrica e posteriormente trabalhou por diversos outros setores produtivos da empresa, até chegar na função administrativa.

Após visitar uma fábrica de cerveja em 2008, o empresário se interessou ainda mais em investir no ramo e assim surgiu a ideia de criar a cervejaria Berggren. Em um primeiro momento, a família teve resistência em diversificar os negócios, mas depois concordaram com a ideia. Porém, uma crise no ramo têxtil em 2010 fez com que os planos de Berggren tivessem que ser adiados. “Apesar de já ter planejado e estruturado tudo depois de um longo período de estudos sobre o setor, tive que adiar o projeto por conta dessa crise, pois ficamos sem recurso para bancar o investimento”, explica o empresário.

Reviravolta

Enquanto aguardava a situação melhorar, a família se dedicou a montar uma fábrica piloto, que acabou sendo uma espécie de laboratório para a cervejaria. “Essa dificuldade acabou sendo benéfica porque conseguimos ir testando as cervejas e tiramos todas as licenças para registrar os produtos”, analisa o empreendedor. O projeto só foi retomado em 2014. Após um ano e meio para estruturar a fábrica em Nova Odessa e conseguir os equipamentos necessários, a cervejaria iniciou sua produção em dezembro de 2015 com o nome de Berggren Bier, que leva o nome de seu avô. A fábrica possui capacidade de produção que pode chegar a 1,2 milhão de litros por mês.

Planos de expansão

Com o sucesso da marca, Lucas decidiu se dedicar exclusivamente a cervejaria e deixou a Ober com seus pais e irmãos. Atualmente a Berggren possui diversos rótulos que se destacam pela qualidade dos estilos como a clássica Weissbier, Witbier com casca de limão, laranja e semente de coentro, as lúpuladas American Pale Ale e American India Pale Ale, entre outras. No ano passado, a empresa investiu R$ 3 milhões no projeto de ampliação da fábrica. O projeto aumentou a capacidade de produção em 200%. Com o investimento, a Berggren pretende triplicar o faturamento. As bebidas da marca são vendidas em cinco estados.

Sobre a Berggren

A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada no mercado em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009 quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e retomou a concepção do projeto.
Produzindo cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.