in

Nivaldo enfrenta pedido de impugnação e vê chapa de vereadores ‘desmanchar’

O médico foi exonerado do serviço público em setembro do ano passado

dr-nivaldo-desiste-jno

Ao mesmo tempo em que enfrenta um pedido de impugnação de sua candidatura, por ter sido exonerado da Prefeitura por acúmulo irregular de cargos públicos (o que deixa candidatos inelegíveis por 8 anos), o médico Nivaldo Luis Rodrigues (Republicanos) vê sua chapa de vereadores “desmanchar” ao ponto de a 292ª Zona Eleitoral de Nova Odessa intimar o seu partido para que promova, o mais rápido possível, a regularização dentro do que prevê decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

A primeira candidata a abandonar a disputa foi Ivete Francisco Farias Santana. Com isso, a chapa de Nivaldo – que já não atingia os 30% de mulheres exigidos pela lei – se viu numa situação ainda pior. Agora, foi a vez do candidato Carlos Rodrigues, o Carlão da Padaria, desistir da disputa por uma cadeira na Câmara, acentuando o “desmanche”. Com isso, a chapa está com sete homens (77,7%) e duas mulheres (22,2%).

Nivaldo, que tem o apoio do ex-vereador Nenê Réstio (Cidadania) – responsável pela indicação do vice, Wagner Longhi -, protocolou na quinta-feira sua defesa no pedido de impugnação de candidatura feito pelo PROS. A sigla afirma que o fato de Nivaldo ter sido exonerado da Prefeitura de Nova Odessa – após instauração de processo administrativo – por acúmulo irregular de cargos públicos, o deixa inelegível por oito anos.

O médico foi exonerado do serviço público em setembro do ano passado. Pouco antes, em abril, a Prefeitura divulgou que quatro médicos concursados da cidade estavam acumulando mais de dois empregos públicos, prática proibida por lei. Segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), na época Nivaldo possuía vínculos com as prefeituras de Nova Odessa (Unidade Básica de Acesso Avançado do Jardim São Francisco), Americana (Pronto-socorro do bairro Antonio Zanaga e Hospital Municipal Waldemar Tebaldi) e Hortolândia (SAMU Alfa 02 Sumaré).

Em julho passado, Nivaldo perdeu ação que movia na Justiça Trabalhista contra a Prefeitura no caso do acúmulo ilegal de cargos. “A administração somente tomou ciência da irregularidade após a apuração de existência de acúmulo irregular de cargos na Educação, sendo solicitado o mesmo procedimento na área da Saúde. A partir de tal providência, o reclamado (Prefeitura) oportunizou ao reclamante (Nivaldo) e demais servidores, que realizassem a opção pelo cargo público. (…) Afasto também a tese no que tange à alegação de desconhecimento da legislação pertinente à proibição de acúmulo de mais de dois cargos públicos, uma vez que a ninguém é permitido alegar o desconhecimento da lei”, afirmou a juíza Paula Araújo Oliveira Levy, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

NIVALDO RESPONDE

Questionado sobre o problema, a assessoria de comunicação do candidato, o médico Nivaldo Luis Rodrigues (Republicanos), enviou a seguinte nota: “A impugnação do registro de candidatura ocorreu em confronto aos princípios constitucionais de direito em especial da dignidade da pessoa humana (população de Nova Odessa), já que apontou à Administração Pública Orientações Normativas sobre a possibilidade de acumular os cargos de forma excepcional, tendo em vista a precária condições da saúde do município pela falta de profissionais, sendo também vedado pela ética médica e face ao juramento que fez quando se formou em jamais abandonar pacientes necessitados, já que era o único médico da UBS. Tanto que em sua defesa administrativa pediu para que fosse substituído por profissional qualificado, demonstrando sempre sua boa-fé”