in

Nas últimas 24h, Nova Odessa não registra casos novos de Covid-19 no município

Os demais dados apontam que foram contabilizados oficialmente 6.175 notificações, das quais 2.586 já tiveram resultados negativos para o novo vírus

nas-ultimas-24h-nova-odessa-nao-registra-casos-novos-de-covid-19-no-municipio-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou na sexta-feira (15) que, nas últimas 24 horas, nenhum novo caso positivo da Covid-19 foi diagnosticado no município. Com isso, o número total de moradores infectados se mantém em 2.016. Apesar dos dados das últimas 24 horas serem positivos, a Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância de se manter os protocolos de higiene e distanciamento social como única forma de se prevenir e combater o novo coronavírus.

Os demais dados apontam que foram contabilizados oficialmente 6.175 notificações, das quais 2.586 já tiveram resultados negativos para o novo vírus. Dos 2.016 casos positivos, 1.709 pacientes já se encontram curados, 31 pessoas seguem internadas – sendo 19 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais de referência da região e 12 na Unidade Respiratória do Alvorada.
A nova revisão do Plano São Paulo, divulgada pelo Governo do Estado na sexta-feira, manteve as 42 cidades da área de atuação do DRS 7 (Departamentos Regional de Saúde de Campinas), incluindo Nova Odessa, na “fase 3 – amarela” de retomada e reabertura de atividades não essenciais.

A “fase amarela” passa a permitir 40% de ocupação presencial para todas as atividades liberadas, incluindo parques estaduais, e expediente de até 10 horas diárias. O atendimento presencial terá que ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h. Atividades não essenciais que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Como a pandemia de Covid-19 segue “a todo vapor” no país, a Prefeitura de Nova Odessa, através Secretaria Municipal de Saúde, mantém a campanha de alerta à população para que sejam mantidos o uso constante de máscaras, a higienização das mãos e superfícies com produtos de limpeza (incluindo álcool a 70%), o distanciamento social e que se evite aglomerações, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus. A fiscalização das aglomerações, inclusive, foi intensificada, como anunciado semana passada.

Para dar conta da demanda, ao assumir a Prefeitura, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, determinou a ampliação no número de leitos de urgência na Unidade Respiratória. O local passará de dois para seis leitos de urgência. Os trabalhos já foram iniciados e devem ser concluídos nos próximos dias. Por fim, a gestão se prepara para dar início à vacinação dos grupos priorizados tão logo receba as doses de vacinas dos governos Federal ou Estadual, sempre conforme os calendários determinados por estas esferas de governo.