in

Namorado de avó é investigado por estupro do neto de oito anos

Em depoimento à polícia, a mulher confessou que sabia que o neto era abusado pelo namorado há pelo menos um ano

Após analisar os relatos, o delegado Luiz Carlos Gazarini decidiu pela entrega do menino ao Conselho Tutelar.

A Polícia Civil de Nova Odessa investiga uma mulher de 52 anos e o namorado, um homem de 57 anos, pelo estupro de um menino de 8 anos. A vítima é neto da mulher. Em depoimento à polícia, a mulher confessou que sabia que o neto era abusado pelo namorado há pelo menos um ano.
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado na última segunda-feira, dia 9, policiais militares receberam a informação que um menino teria sido abusado pelo namorado da avó.
Na residência da vítima e da avó, um apartamento no parque Fabrício, a mulher confirmou para os policiais o abuso e relatou que o estupro havia acontecido no dia anterior, não sendo a primeira vez.
Já na casa do suspeito, no jardim Santa Luiza, os policiais questionaram o homem a respeito da acusação, ele não negou e nem confirmou o estupro. Encaminhado para o Hospital Municipal de Nova Odessa, o menino passou por exames onde ficou constato sinais de abuso sexual.
Na Delegacia, o menino e a avó foram ouvidos pelo delegado em companhia de uma conselheira tutelar. Após analisar os relatos, o delegado Luiz Carlos Gazarini decidiu pela entrega do menino ao Conselho Tutelar.
No boletim de ocorrência, ainda foi relatado que, a mulher tem problemas com bebidas alcoólicas, além de já ter perdido a guarda da vítima em outro momento.
A criança que foi abandonada pelos pais ainda bebê, está em um abrigo. Por não se tratar de um flagrante, o casal foi liberado, mas irão ser investigados pelo crime de estupro de vulnerável.

‘A DENÚNCIA É O CAMINHO PARA COMBATER O ABUSO’
“A denúncia é o caminho para combater o abuso”. Assim a diretora de Gestão Social e Cidadania e responsável pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Patrícia Cristina Pereira, resume a importância de denunciar situações de abuso, abuso sexual infantil contra crianças ou adolescentes, constrangimento, entre outras situações. “É através das denúncias que conseguimos ter acesso às pessoas em situação de vulnerabilidade, que conseguimos ajudá-las a superar o trauma e ter uma vida melhor”, continuou.
Segundo ela, quando uma denúncia é feita, o Creas é acionado para que possa ser feito todo acompanhamento sócio assistencial. “Quando um caso envolvendo criança ou adolescente é registrado, o Conselho Tutelar é informado e aciona automaticamente o Creas. Temos uma equipe multiprofissional pronta para acompanhar a vítima e familiares, quando necessário, buscando garantir sua saúde física e emocional”, explicou.
O Creas tem como objetivo prevenir e combater a violação de direitos, oferecendo ações especializadas com equipe de orientação, proteção, acompanhamento psicossocial individualizado e/ou em grupo. O público-alvo são os idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes (especialmente as vítimas de abuso e exploração sexual) e suas famílias, bem como adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
A diretora afirmou que nos últimos anos têm aumentado o número de denúncias de abuso, em especial as que envolvem crianças e adolescentes. “Este crescimento não quer dizer necessariamente que estamos tendo mais casos, mas sim que mais pessoas estão denunciando, estão trazendo à luz esta situação”, explicou.
“Às vezes o cidadão sabe de uma situação de abuso, mas por medo ou vergonha acaba não denunciando, o que contribui para que o crime continue sendo cometido”, lamentou. Segundo ela, no Município as denúncias podem ser feitas pessoalmente no Conselho Tutelar ou então pelo Disque 100. “Este é um canal exclusivo para denúncias e a identidade do denunciante é mantida em sigilo”, finalizou. Outras informações podem ser obtidas no Creas pelo telefone (19) 3466-3635.