Mutirão atende 310 homens e encerra ‘Novembro Azul’ em Nova Odessa

Seis profissionais atenderam a população masculina, entre 8h e 12h, no Ambulatório de Especialidades Médicas

O mutirão de consultas com médicos urologistas realizado pela Secretaria de Saúde de Nova Odessa no sábado (30), encerrando as atividades do ‘Novembro Azul’ no município, atendeu 310 homens. Seis profissionais atenderam a população masculina, entre 8h e 12h, no Ambulatório de Especialidades Médicas.

Os especialistas atenderam pacientes que fizeram check-up na rede municipal de saúde, dentro do cronograma iniciado no dia 1º (que inclui PSA – Antígeno Prostático Específico – e exame de sangue, por meio do qual são analisados indicadores importantes de saúde, como glicemia, colesterol, ureia, creatinina, sódio, potássio, TGO, TSH e T4 livre), além de usuários da rede pública de saúde com dúvidas ou exames que necessitavam de avaliação médica.

“Registramos uma procurar por muito grande por consultas, felizmente, neste mutirão com os urologistas que encerrou a nossa programação de atividades dentro do Novembro Azul, um mês totalmente dedicado à prevenção ao câncer de próstata. Se a procura foi grande, isso significa que os homens estão cada vez mais conscientes de que o câncer de próstata é o que causa a maior letalidade entre a população masculina”, disse o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza também esteve no Ambulatório de Especialidades Médicas.

Médico da rede municipal há quase 30 anos, o urologista José Lourenço Jorge Alvarenga explicou que o câncer de próstata é assintomático na sua fase inicial, ou seja, a pessoa pode estar com a doença em evolução sem saber. “Por isso, os exames são fundamentais para o diagnóstico e o tratamento precoces, que aumentam a chance de cura. Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados através do PSA, mas apenas no exame de toque. Por isso é importante que o homem realize os dois exames”, enfatizou.

CÂNCER

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.