in

Município supera meta de campanha e imuniza 100% dos idosos contra gripe

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, comemorou o sucesso da campanha

Em três semanas, 5.767 pessoas acima de 60 anos foram vacinadas contra a gripe em Nova Odessa. O número representa 100% da população idosa estimada como alvo da campanha no município. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Saúde, com base em dados atualizados até quarta (8) pelo ‘Vacinômetro’, ferramenta de monitoramento da cobertura vacinal no país, gerenciado pelo SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) do governo federal.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, comemorou o sucesso da campanha. “Nossa meta era vacinar 90% das pessoas com mais de 60 anos. No entanto, a uma semana do término da primeira fase da campanha, já imunizamos todos os nossos idosos”, afirmou Cocato, que atribuiu a maior cobertura vacinal de idosos dos últimos cinco anos à estratégia de vacinação em todas as unidades básicas de saúde do município e ao uso do sistema ‘drive thru’, que foi implantado no Ambulatório de Especialidades Médias, permitindo que idosos fossem vacinados sem sair do carro.

Moradores da Vila da Melhor Idade, localizada no Jardim Santa Rita 2, pacientes acamados e idosos em casas de repouso também foram vacinados por equipes volantes da secretaria.

De acordo com dados estatísticos da Vigilância Epidemiológica do município, a maior cobertura em campanhas nacionais de vacinação contra o vírus Influenza havia sido registrada no ano passado, quando 89,2% dos idosos foram imunizados. Em 2018, o índice chegou a 83,9%; em 2017, 77%; e, em 2016, 86,8%.

A meta de vacinação também foi superada em outro grupo prioritário dessa fase da campanha. Até quarta-feira, 608 profissionais de saúde (96,05%) haviam sido imunizados nos postos novaodessenses de vacinação, segundo o ‘Vacinômetro’. A Secretaria de Saúde estima que há 633 pessoas atuando na área de saúde na cidade.

Nessa quinta (9), mais 190 doses foram aplicadas e Nova Odessa se aproxima da marca de sete mil pessoas imunizadas. A campanha continua na próxima segunda (13), das 7h às 15h30, com vacinas disponíveis nas UBS’s do Centro e dos jardins São Jorge, São Manoel, São Francisco, Alvorada e Marajoara. Além de idosos e profissionais de saúde, agentes de segurança e salvamento também estão sendo vacinados nessa etapa.

Desde o início da campanha, em 23 de março, o município recebeu quatro lotes da vacina, num total de 7.010 frascos. A primeira fase da campanha até quarta-feira (15). Na quinta (16), começa a segunda etapa, com foco nos professores e doentes crônicos. O Dia ‘D’ ocorrerá no dia 9 de maio. A partir dessa data, também serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha termina no dia 22 de maio.

O início da campanha foi antecipado de abril para março pelo Ministério da Saúde para auxiliar na triagem de infectados pelo novo coronavírus. Depois da imunização, os profissionais de saúde avaliam que será mais fácil identificar casos do novo coronavírus. Este ano, a vacina protege contra os vírus Influenza A-H1N1, A-H3N2 e B.