in

Multas por uso de celular ao volante crescem 475% no 1º quadrimestre

Entre janeiro e abril, 92 motoristas foram flagrados cometendo a irregularidade nas ruas e avenidas de Nova Odessa, contra 16 no mesmo período do ano passado

multas-por-uso-de-celular-ao-volante-crescem-475-no-1o-quadrimestre-jno

O número de multas aplicadas a quem usa o celular enquanto dirige cresceu 475% em Nova Odessa entre janeiro e abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), mantido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Nos primeiros quatro meses deste ano, 92 motoristas foram multados por cometer a infração pelas ruas e avenidas da cidade, contra 16 no primeiro quadrimestre de 2020. Aliás, usar o celular ao volante é a infração de trânsito mais cometida pelos novaodessenses neste ano, ficando à frente de conduzir veículo sem o devido licenciamento (75 multas); conduzir veículos sem CNH (69 multas); conduzir veículo sem o cinto de segurança (31 multas) e dirigir segurando o celular (22 multas).

Classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração por uso de celular ao volante pesa no bolso. São R$ 293,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira.

RISCOS. Os riscos vão além do bolso e da possibilidade de ter o direito de dirigir suspenso. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante já é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito do Brasil. Anualmente, o trânsito tira a vida de mais de 37 mil pessoas no país. Estudos internacionais indicam que manusear o celular durante a direção é tão perigoso quanto dirigir sob o efeito de álcool. Estima-se que teclar ou atender uma ligação ao volante amplia em 400 vezes a chance de provocar um acidente.

Apesar de punir o manuseio do celular, a legislação brasileira ainda é omissa sobre o uso do telefone por meio da tecnologia bluetooth, que permite a conexão sem fio do aparelho com o sistema do som do carro. A ferramenta permite ao motorista falar ao telefone enquanto dirige sem precisar segurar o aparelho.

O uso de celular no trânsito também é um risco para os pedestres. É cada vez mais comum o registro de atropelamentos de pessoas que estavam distraídos com o seu smartphone no momento de atravessar uma rua ou um cruzamento. Ler, digitar, falar e usar o fone de ouvido pode aumentar pode tirar completamente a atenção do pedestre na rua. Há estimativas que indicam um aumento em até 80% na chance de um acidente nessas circunstâncias.

 

QUADRO

INFRAÇÕES MAIS COMETIDAS EM 2021

Dirigir fazendo uso do celular                 92

Dirigir veículo sem licenciamento            75

Dirigir veículo sem CNH                          69

Dirigir veículo sem cinto de segurança    31

Dirigir veículo segurando o celular           22

 

Fonte: Denatran