morre-em-nova-odessa-o-diretor-de-gestao-social-e-cidadania-do-municipio-o-pastor-evangelico-wagner-longhi-jno
in

Morre em Nova Odessa o diretor de Gestão Social e Cidadania do Município, o pastor evangélico Wagner Longhi

Wagner Longhi chegou a Nova Odessa 198

morre-em-nova-odessa-o-diretor-de-gestao-social-e-cidadania-do-municipio-o-pastor-evangelico-wagner-longhi-jno

É com imenso pesar que a equipe da Prefeitura de Nova Odessa comunica o falecimento na manhã desta quinta-feira (25/11/21), no HMNO (Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa), aos 55 anos, por causas naturais, do diretor de Gestão Social e Cidadania do Município, o pastor evangélico Wagner Longhi. Ele sofreu um desmaio nesta manhã ainda em casa, sendo atendido pela Polícia Militar e pelo Serviço 192 do Município, que tentaram sua reanimação, sem sucesso. Levado ao Hospital em seguida, os médicos continuaram tentando sua reanimação, novamente sem sucesso, sendo constatado o óbito por volta das 7h50.

O velório será amanhã, dia 26, às 7 horas da manhã no Paço Municipal da Prefeitura de Nova Odessa. Em seguida, será levado para sepultamento no cemitério Municipal de Nova Odessa às 10h30.

Tão logo soube dessa perda irreparável para a comunidade, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, decretou luto oficial por três dias na cidade, considerando sua contribuição para a história política e social do Município, “deixando um legado para a nossa História”.

“Estou devastado com essa notícia. Hoje eu e toda Nova Odessa perdemos um amigo, um pastor, um homem dedicado ao Social e ao próximo. O Pastor Wagner vinha desempenhando um grande papel à frente da Promoção Social, a gente via que ele gostava de ajudar os mais pobres. E não tinha horário: era de segunda a domingo, de dia e de noite. Nossos mais profundos sentimentos à família, aos amigos, aos fiéis da igreja e a todos por essa grande perda”, lamentou o prefeito Leitinho.

Nascido em Junqueirópolis/SP em 15 de dezembro de 1965 de uma família de agricultores, filho de Luiz Longhi e Jesuína Sofia Longhi, pastor Wagner (como era conhecido) é casado com Maria Lúcia da Cruz Longhi e deixa dois filhos, Arnom Luis Longhi e Joshua Longhi. É bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Campinas (1993), graduado em Teologia pela Universidade de Maringá/PR (2015) e cursava Administração de Empresas em Americana.

Longhi atuava como diretor do Social da Prefeitura desde o início da gestão do atual prefeito, alcançado excelentes resultados neste ano – com destaques para a operacionalização do Programa NOS (Nova Odessa Solidária) de auxílio emergencial municipal que atendeu a mais de mil famílias em situação vulnerável afetadas pela pandemia, na aplicação do alcance do Programa Cesta Básica Municipal, bem como no abrigamento temporário da população de rua nas frentes frias do último inverno, entre outras ações.

Wagner Longhi chegou a Nova Odessa 1981. De origens simples como a maioria dos migrantes e imigrantes que construíram a Nova Odessa de hoje, trabalhou na antiga Indarma, no Banco Bradesco e como representante comercial no setor farmacêutico. Em 1987, recebeu o chamado de Deus para ser pastor, a partir do qual se formou em Teologia na Faculdade Teológica Batista de Campinas. Foi ordenado pastor pela Igreja Batista em 1993.

Em 1997, foi o pastor fundador do Ministério Monte Gileade em Nova Odessa. Ingressou na política nas Eleições Municipais de 2020, pleiteando o cargo de vice-prefeito. No início deste ano, foi convidado pelo prefeito Leitinho para assumir a “Promoção Social” da cidade, e vinha sendo constantemente reconhecido e elogiado pelo chefe do Executivo por sua dedicação aos mais pobres.

“Longhi foi um homem honrado, pastor de caráter ilibado, cumpriu a carreira que lhe foi proposta pela sua imensa fé e deixa um legado imenso de amor e compromisso com Deus, um líder excelente que deixa discípulos preparados para continuar sua linda história. Combateu o bom combate, cumpriu a carreira, guardou a fé”, comentou o também pastor Marcelo Miranda, companheiro de ministério.

“Era um homem que nos inspirava a buscar a Deus de todo o coração. Com um caráter irrepreensível, esposo e pai com uma excelência intocável. Apaixonado por missões indígenas. Um amigo. Ao homem que marcou minha vida com sua lisura de caráter, como meu amigo, meu pastor, não digo adeus, mas até logo. Ainda nos veremos na casa do Pai. Você vai fazer muita falta”, acrescentou a pastora Célia Penariol.

“A Igreja Monte Gileade sente este momento e cada um de nós, que andamos ao seu lado, estamos desolados, mas focando no seu exemplo de perseverar. Unidos somos mais fortes”, completou a pastora. Fundada em 12/12/1997 por Wagner Longhi, a Igreja Monte Gileade em Nova Odessa fica na Avenida Ampelio Gazzetta, nº 2.877, no Parque Industrial Harmonia.

“É com imenso pesar que nos solidarizamos com os familiares, irmão e amigos quanto à perda irreparável do nosso querido pastor Wagner Longhi. Nova Odessa perde hoje um homem de Deus, um excelente pai de família, um grande amigo e companheiro de todas as horas, principalmente daqueles que mais precisavam de sua mão amiga e caridosa. Em nome do Copeno, recebam todos os nossos sinceros sentimentos”, informou em nota o presidente do Conselho de Pastores de Nova Odessa (do qual Longhi foi um dos fundadores), pastor Ataíde Alves.

Wagner Longhi era também conselheiro e mentor de 22 pastores e de seis igrejas da região; membro da Associação de Igrejas MDA Brasil; membro da Aliança Internacional de Pastores da Missionary Church/USA; fundador e mantenedor da Aceno (Associação Comunitária Educacional de Nova Odessa) há 15 anos; fundador e mantenedor do Instituto Bíblico Rhema há 12 anos – entre outros títulos e atividades.