in

Moradores reclamam de vandalismo na academia livre da Vila Azenha

Com lâmpadas arrancadas, muro pichado e bancos quebrados, o local virou motivo de reclamação dos moradores

Inaugurada há pouco mais de três anos, a academia ao ar livre do bairro Vila Azenha virou alvo constante de depredações. Localizada entre as ruas João Thienne e Bento Toledo Rodovallo, o espaço foi entregue à população em maio de 2014.
Com lâmpadas arrancadas, muro pichado e bancos quebrados, o local virou motivo de descontentamento. “O que era para ser um local de lazer, virou cenário de abandono. À noite, fica totalmente escuro, porque quebraram os postes e a lâmpada e não se pode utilizar os aparelhos”, lamentou uma moradora do bairro.
Mas quem mora no bairro culpa a própria população pela destruição do local de lazer. “São os próprios munícipes responsáveis pela depredação da academia. Vejo constantemente publicações no Facebook criticando o prefeito pela situação do local, mas não foi ele que veio aqui colocar fogo, arrancar a lixeira e o banco”, disse outra moradora.
Ela ainda disse que a depredação é “política”. “Tenho certeza que algumas pessoas agem para prejudicar a administração do município. Quando se tem que criticar eu critico, mas não neste caso, o Bill não é culpado do estrago que as pessoas fazem neste local”, contou a moradora. Ela inda sugeriu que se construa um parquinho para as crianças. “Enquanto os adultos ficam na academia, as crianças poderiam se divertir no parquinho”, disse ela.
Ainda segundo ela, a ausência de policiamento e de manutenção da Prefeitura contribui para a situação. “Infelizmente, é necessário que haja uma fiscalização para inibir a ação de vândalos, já que falta bom senso”, opinou.
A academia recebeu investimento municipal de aproximadamente R$ 15 mil, e conta com equipamentos produzidos com estrutura em aço e adequados para a prática de exercícios.
O espaço, segundo a administração municipal, visa proporcionar mais qualidade de vida, lazer e descanso à população da região.
Questionada, a Prefeitura de Nova Odessa esclareceu que a Diretoria de Serviços Urbanos enviará uma equipe ao local para manutenção. A Diretoria de Obras informou também que vai inserir no cronograma nova pintura no local.