Moradores ignoram contêineres e depositam lixo em ruas e calçadas

Com capacidade para mil litros cada, os novos contêineres foram instalados em 35 pontos de Nova Odessa, na última sexta-feira (17), nos bairros Jardim Bela Vista, Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Luiza, Vila Azenha e Centro

Apesar da instalação de contêineres em ruas e avenidas de Nova Odessa, moradores ainda insistem em depositar o lixo no chão. Três casos foram flagrados na última terça-feira (21) por fiscais do Setor de Coleta de Resíduos Sólidos da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelo serviço de coleta e destinação do lixo no município.

Em um deles, na esquina das ruas Washington Luiz com XV de Novembro, no Centro, havia cinco sacos de lixo na calçada e na rua, enquanto o contêiner estava completamente vazio. Na Avenida João Pessoa, também na região central, foi flagrado um grande saco de lixo no canteiro central, a aproximadamente 10 metros do contêiner vazio, posicionado próximo à esquina com a Rua XV de Novembro.

Além do Centro, a situação também tem ocorrido em bairros. No Jardim Bela Vista, os fiscais encontraram um saco de lixo na calçada da Rua Eduardo Leekning, na esquina com a Rua Antonio Zanaga. Diferente dos outros casos, havia vários sacos de lixo no contêiner, o que revela que a maioria dos moradores do local entenderam a função das caixas.

O diretor técnico da Coden, Eric Padela, entende que a medida é nova e os moradores passar por um processo de adaptação. No entanto, pede a colaboração da população. “É complicado. Nós fazemos um planejamento, colocamos os contêineres para facilitar a vida e garantir a segurança de moradores e motoristas e nos deparamos com essa situação, comenta Padela. “Pedimos aos moradores, por favor, que usem os contêineres e não depositem o lixo em ruas e calçadas. Quem ganham são eles e nossa cidade.”

Com capacidade para mil litros cada, os novos contêineres foram instalados em 35 pontos de Nova Odessa, na última sexta-feira (17), nos bairros Jardim Bela Vista, Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Luiza, Vila Azenha e Centro. O Objetivo é organizar a coleta e contribuir para a preservação do meio ambiente, prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya e tornar a cidade mais limpa.

A Coden reforça que apenas lixo doméstico deve ser depositado nos contêineres. Como se trata de um período experimental, a companhia tem acompanhado diariamente o uso dos recipientes, para avaliar a eficiência da medida. Além de orientar e tirar dúvidas de moradores, os fiscais estão fazendo remanejamento, com base na avaliação de usuários.