in

Moradores do Jardim Maria Helena são contra mudança de zoneamento

Moradores não querem mudança de zoneamento do bairro no Plano Diretor

jno

 

A Prefeitura de Nova Odessa tem promovido audiências públicas para a revisão do Plano Diretor Sustentável. A última foi realizada no Auditório do Paço Municipal no dia 28 de julho, para definir os instrumentos a serem implantados. Mas uma das mudanças previstas, de alterar o zoneamento do Jardim Maria Helena, de residencial para área mista, encontra resistência entre moradores do bairro.

O aposentado Marco Gentina, de 54 anos, afirma ser contra a alteração no Jardim Maria Helena, que é residencial e pode virar misto. “Sou contra a mudança pelo simples fato de, ao comprar o terreno, tive o cuidado de ver o zoneamento do local e coloquei a minha família pra residir”, explica.

“O corretor e os documentos municipais mostraram que, de fato e direito, se tratava de um bairro estritamente residencial. Mas desse jeito teremos de conviver com bares, botecos e até indústrias. Sem falar de chácaras de aluguel, que já alugam irregularmente de fim de semana”, reforça.

De acordo com o munícipe, se consumada a alteração vai aumentar a circulação de pessoas e, por consequência, a criminalidade local. “Estou profundamente indignado com as más intenções do setor público. Estão defendendo os interesses dos grandes empreendedores e não dos moradores do Maria Helena”, completa.

A mesma opinião tem o representante comercial M.S.S., de 49 anos, que reside há seis no Maria Helena. “Sou contra (a alteração) porque quando adquirimos o terreno foi passado que o bairro era somente residencial. E por isso optamos em morar nele”, acrescenta. O argumento é que em todo o entorno do bairro já existem vários tipos de comércios e também temos escolas e posto de saúde.

Os moradores inclusive se organizam em uma associação e afixaram uma faixa na entrada do bairro, manifestando o posicionamento contrário à mudança no zoneamento.

 

Associação

A Associação de Moradores do Jardim Maria Helena, através do presidente Fábio Simões, reitera que é “absolutamente contrária” à alteração de classificação de zoneamento do bairro, passando de estritamente residencial para área mista, conforme proposta apresentada pela prefeitura na 3ª etapa (propostas) de revisão do Plano Diretor.

“O loteamento Jardim Maria Helena quando foi aprovado (junto à própria Prefeitura e Grapohab) e implementado, teve em sua divulgação e comercialização como um dos fatores atrativos decisivos para que muitos escolhessem vir aqui morar justamente o fato de ser estritamente residencial”, argumenta o presidente.

Segundo Simões, alterar a classificação de zoneamento do bairro da maneira como está sendo proposta atualmente só beneficiará quem comprou o terreno com interesses que não residenciais. O dirigente também cita a locação de imóveis para festividades como um problema.

“Os proprietários das chácaras de aluguel há anos têm causado diversos transtornos a moradores e contra os quais temos registrados boletins de ocorrência por perturbação de sossego, feito abaixo-assinado e pedido de fiscalização, nunca atendido, por parte da própria prefeitura”, reitera.

O presidente da associação ainda afirma que o cronograma das audiências públicas da 3ª etapa, realizadas entre os dias 26 e 28 de julho, foi divulgado “de modo extremamente precário”, não estando disponível para consulta no site até o dia 21, assim como disponibilizados os mapas e propostas oficiais.

“Para uma melhor transparência, compreensão e discussão das alterações apresentadas no decorrer das audiências públicas seria imprescindível que tais documentos estivessem disponíveis, no mínimo, com semanas ou meses de antecedência, haja vista o grande volume de páginas que normalmente compõe tal documento”, finaliza.

OUTRO LADO
A reportagem do JNO solicitou através da assessoria de comunicação uma posição da Prefeitura referente a reclamação dos moradores mas até o fechamento desta edição não recebeu resposta.