in

Moradores do Guarapari reclamam de constante falta de água no bairro

Segundo um dos moradores, durante o último feriado prolongado, o bairro ficou todos os dias sem água

Recanto do Guarapari: é um loteamento de chácaras no município de Nova Odessa.

A constante falta de água nas residências do bairro Recanto Guarapari, em Nova Odessa, virou motivo de descontentamento por parte dos moradores do local.
A escassez é frequente e, segundo o morador Juvenal Costa Machado, nos fins de semana a situação fica ainda pior. “Nas ruas Armando Peterlevitz, e Edwin Peterlevitz, só temos água ao anoitecer. E aos fins de semana nem água temos”, relatou o morador.
Ainda de acordo com ele, a diretoria da Coden prometeu minimizar os transtornos causados pela falta d’água. “Fui informado que a pressão da água é baixa, por isso não chega na caixa, inclusive, um prazo de 90 dias foi dado para solucionar o problema, mas ficou só na promessa”, lamentou Machado.
Ele ainda contou ao JNO que, durante o último feriado prolongado, o bairro ficou todos os dias sem água. “Eu liguei duas vezes na Coden para informar que estávamos sem água, é uma situação muito complicada, já que, prejudica toda a nossa rotina. Uma das minhas vizinhas relatou que estava com visita em casa e não tinha água nem para ir ao banheiro”, contou o munícipe.
Outra situação relatada por ele, é a falta de iluminação no acesso ao Guarapari. “Não temos iluminação no acesso ao bairro, será que é muito pedir para colocar 15 postes e 15 bicos de luz em um bairro com 38 anos?”, questionou Juvenal Costa Machado.

CODEN
Em nota, a Coden informou que com a crescente demanda, a água é insuficiente para atender todos os moradores do bairro, entretanto, um projeto já foi elaborado para solucionar o problema. “A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) informa que, quando houve a implantação da rede no bairro Recanto do Guarapari, a mesma foi dimensionada para uso dos próprios moradores. No entanto, com a utilização cada vez maior para veraneio e realização de eventos reunindo muitas pessoas, houve um aumento crescente da demanda por água e o dimensionamento da rede de abastecimento no bairro é hoje insuficiente.
Na parte mais alta do bairro o problema é mais evidente, principalmente em dias e horários com o chamado ‘pico de consumo’, devido à existência de muitas piscinas nas chácaras e a utilização por aglomeração de pessoas em eventos. A Coden não recebeu reclamações de falta de água dentro do feriado de 12 de outubro. Além disso, o monitoramento no período apontou que a pressão da rede estava entre 10 e 50 m.c.a (metros de coluna d’água) dentro do período apontado, suficiente para o fornecimento regular.Entretanto, mesmo o aumento da pressão da rede é uma medida que não tem sido suficiente para equacionar totalmente a questão. A troca da tubulação, por uma de maior dimensão, realmente se faz necessária. A Coden tem projeto elaborado e está buscando recursos para a execução do mesmo”, finzaliza a nota.

CPFL
Em relação à falta de iluminação, como relatado pelo morador, a CPFL esclareceu que a responsabilidade é da Prefeitura Municipal de Nova Odessa. “A CPFL Paulista informa que a instalação de postes e braços de iluminação no bairro Recanto do Guarapari, em Nova Odessa, são de responsabilidade de prefeitura municipal. A distribuidora reforça ainda que é responsável apenas pela manutenção dos pontos de iluminação pública já existentes. Conforme Resolução Normativa no. 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é de responsabilidade da administração municipal a instalação, expansão e melhorias de rede de iluminação pública, troca de tecnologia e podas de árvores que estão influenciando na qualidade da iluminação. Cabe ao Poder Público a definição dos critérios para atendimento aos pedidos de instalação de iluminação pública, bem como expansão do sistema”, finalizou a nota.