Moradores de Nova Odessa se adaptam a contêineres e adesão chega a 90%

De acordo com os fiscais, a adesão aos recipientes tem aumentando e já atinge 90% dos usuários, nos 35 pontos espalhados por nove bairros da cidade, incluindo o Centro

Duas semanas depois do início da fase experimental, os contêineres para coleta de lixo já começam a fazer parte da rotina da população de Nova Odessa. É o que aponta um levantamento compilado nesta segunda-feira (3) pelo Setor de Coleta de Resíduos Sólidos da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), empresa responsável pelos serviços de água, esgoto, coleta e destinação do lixo no município. De acordo com os fiscais, a adesão aos recipientes tem aumentando e já atinge 90% dos usuários, nos 35 pontos espalhados por nove bairros da cidade, incluindo o Centro.

Segundo o gerente técnico operacional da companhia, Rean Sobrinho, desde a instalação das caixas, em 17 de maio, até sexta (31), foi feita uma série de remanejamentos, conforme sugestões de moradores e a constatação de ineficiência em pontos escolhidos inicialmente. “Começamos com cinco bairros [Centro, Jardim Bela Vista, Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Luiza e Vila Azenha]. No entanto, percebemos que havia desproporcionalidade em alguns deles, em detrimento de outros não contemplados. Hoje, temos contêineres em nove bairros”, explicou Sobrinho. Além dos locais citados, há caixas com capacidade para mil litros nos bairros São Manoel, Jardim Éden, Monte das Oliveiras e São Jorge.

A balconista Daiana dos Santos mora no São Manoel e tem testemunhado a mudança de comportamento dos moradores do bairro. “Achei muito boa a iniciativa. Antes, as pessoas deixavam o lixo na rua, mas agora têm alternativa e estão usando”, disse Daiana.

A aposentada Dirce Simão mora na Rua Riachuelo e se lembra de quanto moradores amontoavam o lixo no cruzamento ao lado de sua casa, no Jardim Bela Vista. Os contêineres posicionados no quarteirão, entre as ruas João Bassora e Júlio Marmile, mudaram a paisagem local. “Não dá nem pra comparar. Agora, a rua ficou mais limpa e não precisamos nos preocupar com a ação de cães, gatos e as chuvas”, comentou a moradora.

Moradora da Rua XV de Novembro, próximo ao cruzamento com a Washington Luiz, no Centro, a aposentada Maria Betânia Alves vê o contêiner número 19 da janela da sala. “Antes, era um monte de lixo na esquina. As pessoas começavam a colocar no domingo, e os sacos ficavam mais de 12 horas ali, até a coleta na segunda-feira”, afirmou Maria.

A comerciante Helena Barufaldi tem à sua disposição contêineres na rua onde mora, na Vila Azenha, e onde trabalha, no Centro de Nova Odessa. A lojista elogiou a estratégia de ajustes da Coden, ouvindo a opinião dos usuários, e reforçou a importância do acondicionamento correto dos resíduos sólidos. “Sou favorável aos contêineres, por que lixo é coisa séria e precisa ser tratado com muito cuidado”, avaliou Helena.

De acordo com a Coden, os trabalhos de fiscalização e orientação serão intensificados em pontos onde o volume de lixo é grande, mas a adesão dos moradores está abaixo de outras regiões da cidade, como nas avenidas João Pessoa e Carlos Botelho, na Praça José Gazzetta, no Centro.

ONDE ESTÃO OS CONTÊINERES?

Bela Vista e Santa Rosa

Rua Eduardo Leekning x Rua Riachuelo
Rua Eduardo Leekning x Rua Antonio Zanaga
Rua George Hunter x Rua Riachuelo
Rua João Bassora x Rua Riachuelo
Rua Júlio Marmile x Rua Riachuelo
Rua Alvina Maria Adamson x Rua Riachuelo

Vila Azenha

Rua Henrique Félix x Rua Dona Maria Raposeiro Azenha
Rua Antonio Carrion x Rua Dona Maria Raposeiro Azenha
Rua João Thienne x Rua Bento Toledo Rodovalo
Rua João Thienne x Rua Dona Maria Raposeiro Azenha
Rua João Thienne x Rua Dante Gazzetta
Rua Henrique Félix x Rua Dante Gazzetta

Centro

Av. Carlos Botelho x Rua Heitor Penteado
Av. Carlos Botelho x Rua Primeiro de Janeiro
Av. Carlos Botelho x Avenida João Pessoa
Rua Rio Branco x Rua Primeiro de Janeiro
Rua Rio Branco x Avenida João Pessoa
Rua Rio Branco x Rua Aristeu Valente
Rua Rio Branco (em frente à Rodoviária)
Rua XV de Novembro x Rua Primeiro de Janeiro
Rua XV de Novembro x Avenida João Pessoa
Rua XV de Novembro x Rua Aristeu Valente
Rua XV de Novembro x Rua Washington Luiz
Rua Duque de Caxias x Avenida João Pessoa
Rua Duque de Caxias x Rua Washington Luiz

São Manoel

Rua Vitorio Crispin x Rua Giocondo Ciorlim

Monte das Oliveiras

Residencial Ipê Branco
Residencial Ipê Amarelo
Residencial Ipê Roxo

Jardim Éden

Rua Sigesmundo Anderman x Rua Pedro Parras de Camargo
Rua Sigesmundo Anderman x Benedito José Pereira

Santa Luiza

Rua Joaquim Gomes x Rua Frederico Lanzoni
Rua Angelo Piconi x Rua Norma Bassora

São Jorge

Rua São Paulo x Rua Recife
Rua São Luiz x Rua Belo Horizonte