in

Meio Ambiente vistoria emissão de fumaça em veículos a diesel da frota municipal

A Prefeitura de Nova Odessa inspecionou emissão de fumaça preta em 33 veículos novos e antigos

Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Nova Odessa vistoriou a emissão de fumaça preta em 33 veículos movidos a óleo diesel da frota municipal. A inspeção ocorreu em caminhões e micro-ônibus, próprios ou terceirizados, dos setores de Parques e Jardins e coleta de lixo. Do total, 29 estavam com a emissão plena dentro dos parâmetros e 4 passarão por ajustes para alcançar a excelência.

A ação ocorreu nos dias 12 e 13 de abril. “A intenção foi inspecionar os veículos usados pela municipalidade, a fim de avaliar e a qualidade do ar e contribuir para a melhora na cidade”, resume José Carlos de Castro, assessor de Meio Ambiente. A iniciativa integra uma das diretrizes do Programa Município Verde-Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que certifica boas práticas ambientais.

Os veículos vistoriados passaram por teste com cartão do tipo “Ringelmann Reduzido”, que serve para comparar a tonalidade (densidade) da fumaça liberada pelo escapamento do veículo movido a diesel. São cinco padrões da escala, que varia de 1 (20%), para os tons mais claros, a 5 (100%), para os mais escuros. A escala Ringelmann é fornecida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“Foram vistoriados os veículos movidos a diesel, tanto os mais novos quanto os antigos, que apresentam maior desgaste pelos anos”, acrescenta Castro. Após a inspeção, os veículos imediatamente aprovados receberam adesivo, afixado no para-brisa, em local bem visível. E aqueles nos quais foi identificada a necessidade de melhoria, já está programada a manutenção corretiva.

Houve a constatação que a maioria dos veículos da frota novaodessense emitia fumaça praticamente invisível e com pequena massa de partículas, abaixo do padrão nº 2 da escala Ringelmann – e, assim, com menor impacto ambiental. “A qualidade do ar está diretamente ligada à qualidade de vida da população”, frisa a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela.

Chefe de Segurança Municipal, responsável pela frota da Prefeitura, Franco Júlio Felippe afirma que é realizada a conservação dos veículos e as adequações necessárias para ficar dentro dos parâmetros de emissão de fumaça preta. “A gente busca observar os veículos e fazer a manutenção adequada da frota, tanto a preventiva como a de reparos”, completa. Nova Odessa tem hoje mais de 40 mil veículos: 25 mil carros, 7 mil motos e 8 mil entre caminhões, ônibus e demais.