in

Meio Ambiente intensifica fiscalização contra descartes irregulares em Nova Odessa

Secretaria de Meio Ambiente notifica os responsáveis para adequação em bairros

Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Nova Odessa está intensificando, desde a semana passada, a fiscalização ambiental em vários bairros da cidade. O objetivo é combater descartes irregulares de entulhos, restos de material de construção e até mesmo lixo doméstico. Além disso, são notificados os donos de terrenos particulares para remover sujeira e mato alto.

A ação intensiva percorreu os bairros Jardim São Francisco, Mathilde Berzin, Parque Fabrício, Planalto, Residencial Fibra e Jardim Europa. “Através dos fiscais do setor, estamos verificando para notificar os descartes irregulares”, confirma o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza. “Temos recebido muitas denúncias e a ação mais forte vai atender a essas queixas”, reforça.

Conforme explica a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela, a ação também averígua sujeira e mato alto em terrenos particulares. “Agora é época de chuvas e pode acumular água em qualquer objeto que esteja jogado de modo inapropriado, trazendo risco de proliferar o mosquito transmissor da dengue”, detalha. “E atrai animais peçonhentos que incomodam os moradores próximos”, acrescenta.

Constatada a situação irregular, a Prefeitura tem notificado o responsável para retirar os itens dentro do prazo estipulado. “Aí voltamos para fazer a refiscalização. Se atendeu, ok, senão é multa”, garante a diretora. A penalidade financeira é de R$ 500 e, na reincidência, o valor sobe para R$ 5 mil. Os próximos locais a receber a fiscalização ficam nos bairros Jardim São Jorge, São Manoel e Maria Helena.

Como forma de disponibilizar locais adequados, a Prefeitura mantém o EcoPonto no Jardim Monte das Oliveiras, onde é possível cada pessoa descartar até 1 metro cúbico (m³) de resíduos da construção civil por dia. Existem ainda três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária), onde podem ser descartados determinados tipos de materiais.

O EcoPonto fica na esquina das ruas Vilhelms Rosenbergs e Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sábados das 7h às 17h30 e domingos das 7h às 13h. Os três LEVs ficam no Parque Izidoro Bordon, Bosque Manoel Jorge e na Rua Manaus (Jardim São Jorge), e o PEV na Praça Central José Gazzeta, que funcionam 24h. Todos os locais possuem placas orientativas dos materiais que podem ou não ser descartados.