in

Máscaras devem ser colocadas em saco plástico e descartadas no lixo comum, orienta Prefeitura

A médica infectologista Silvana Aparecida Marquez Souza explica que luvas e máscaras descartáveis (cirúrgicas) precisam ser inutilizadas imediatamente após o uso

A obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial, em vigor no Estado de São Paulo desde a última quinta-feira (7), inseriu um novo resíduo sólido no cotidiano das famílias. No entanto, especialistas em saúde e meio ambiente da Prefeitura de Nova Odessa chamam a atenção da população para a importância do descarte correto dos acessórios depois do uso, para evitar a disseminação do novo coronavírus e a poluição da natureza.

A médica infectologista Silvana Aparecida Marquez Souza explica que luvas e máscaras descartáveis (cirúrgicas) precisam ser inutilizadas imediatamente após o uso. “A melhor maneira de fazer isso em casa é colocar em saco plástico e descartar no lixo do banheiro. Reforçando que é imprescindível lavar bem as mãos com água e sabão após o descarte”, explica a infectologista da rede municipal de saúde de Nova Odessa.

Para uso da população, a especialista destaca a eficiência das máscaras de tecido, que são laváveis. “Elas são uma barreira física importante nesse momento para reduzir as chances de contágio e podem ser reutilizadas após serem devidamente lavadas com água e sabão, detergente ou hipoclorito de sódio [cândida]”, afirma Silvana Marquez Sousa.

Em relação às luvas descartáveis, a infectologista alerta para a falsa sensação de segurança que elas provocam. “Muitas vezes, a pessoa acha que está totalmente protegida com a luva e acaba tocando a boca, o nariz e olho com uma superfície que pode estar infectada. Esse é o principal perigo do uso de luvas”, orienta Silvana.

Assim como as máscaras descartáveis, as luvas não podem ser reutilizadas em hipótese alguma. “A luva é descartável; só pode ser usada uma única vez. Não pode ser lavada ou reaproveitada. Deve ser descartada após o uso. Outra coisa importante: é imprescindível lavar bem as mãos antes e depois da utilização”, recomenda a médica. Tanto no manuseio de luvas e máscaras como em todas as ações do dia a dia, a especialista reforça a importância da higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel.

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins pede para que a população colabore. “Se a pessoa puder usar máscaras reutilizáveis, melhor. Além disso, pedimos para que não faça o descarte nas ruas ou em locais públicos de forma alguma, pois os resíduos [tecido, TNT, polipropileno], além de constituírem materiais contaminantes na natureza, podem provocar entupimentos na tubulação”, diz a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita.

Máscaras e luvas descartadas corretamente no lixo doméstico serão recolhidas pela Pass Ambiental, empresa contratada pela Coden para a coleta de resíduos sólidos no município.