in

Márcia Rebeschini destaca necessidade de medidas de segurança nas escolas

Caso de invasão e mortes em Saudades (SC) motivou questionamento da vereadora em Nova Odessa

marcia-rebeschini-destaca-necessidade-de-medidas-de-seguranca-nas-escolas-jno

O assassinato de três crianças e duas educadoras na escola infantil Aquarela, em Saudades (SC), motivou o requerimento assinado pela vereadora Márcia Rebeschini (PV) e aprovado na sessão desta segunda-feira (10/05) solicitando informações sobre a segurança das escolas em Nova Odessa.
No documento a vereadora cita o programa Anjos da Escola, implantado em Nova Odessa em 2014 com o objetivo de promover a aproximação da Guarda Civil Municipal com o ambiente escolar.
Segundo a vereadora, embora a lei que cita as atribuições do programa seja ampla, “aparentemente as atividades tinham sido reduzidas, antes mesmo do início da pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais”. Neste sentido, Márcia questiona se a Secretaria de Educação tem estudos voltados ao aprimoramento da segurança nas unidades escolares, se há controle de acesso e saída de alunos e pessoas nas unidades escolares e como esse controle é realizado e se há diálogo entre Estado e Município visando ampliação da segurança no ambiente escolar.
A vereadora ainda questiona como está sendo realizado o projeto Anjos da Escola, quantos guardas municipais e quantas viaturas estão sendo utilizadas nesse projeto e se há possibilidade de manter vigilância presencial nas escolas durante o período de aulas.
No uso da tribuna livre a vereadora afirmou que é preciso cobrar mais segurança nas unidades escolares. “Os pais precisam trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados. E nós precisamos cobrar que sejam tomadas as medidas necessárias para garantir a segurança nas escolas antes que o pior aconteça e não depois dos fatos já acontecidos”, afirmou.
O requerimento foi aprovado na sessão desta segunda-feira (10/05) e segue para ser respondido pela prefeitura.