in

“Mão Amiga”: ações voluntárias se multiplicam para ajudar quem vive em situação de vulnerabilidade

Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia

Em meio à pandemia do novo coronavírus, ações de solidariedade têm se multiplicado em Nova Odessa. Com oferta de compras para vizinhos, doação de produtos de higiene pessoal e doação de alimentos, novaodessenses criam alternativas para ajudar o coletivo a enfrentar os desafios do isolamento social

Um exemplo disso, é o “Grupo Solidário Mão Amiga”, que tem arrecadado alimentos para ajudar famílias carentes. A mobilização vem de todos os lados, através de pedidos nas redes sociais, o grupo recebe alimentos que são encaminhados as famílias de baixa renda e situação de vulnerabilidade.

Segundo a micro empreendedora Lucelia de Cássia Tavares Barufaldi, responsável por dar início ao projeto, ela já ajudava, por conta própria, algumas famílias em dificuldade, mas tinha o desejo de alcançar ainda mais pessoas. “Eu fiz um apelo no Facebook e várias pessoas me mandaram seus números de celular, foi quando criei um grupo no WhatsApp, em agosto de 2018, hoje, temos uma página no Facebook, no Instagram e no WhatsApp. Atualmente, o nosso projeto conta com a ajuda de cerca de 40 pessoas”, contou ela. Ainda segundo ela, todas as pessoas envolvidas no projeto são voluntárias e ajudam, mensalmente, aproximadamente 50 famílias.

A voluntária também contou que com a pandemia este número só aumentou. “Devido a situação com o coronavírus nós vimos este número aumentar assustadoramente, ajudamos em média 25 famílias por semana”, relatou Lucélia.

Para ajudar, Lucélia explicou que basta procurar o grupo pelas redes sociais que todas as orientações são passados para o interessado. “Somos um grupo sério e o nosso único propósito é ajudar o próximo. Nós arrecadamos alimentos, roupas, fraldas, móveis entre outros. Ajudamos de várias formas possíveis as famílias” explicou.

A ação do grupo tem recebido elogios e reconhecimento através das redes sociais. “É animador que tenha havido uma onda de solidariedade e apoio mútuo nos últimos tempos”, afirmou Maria Tereza, ao elogiar o grupo.

Já outra moradora incentivou a continuidade do trabalho dos voluntários.  “O trabalho de vocês é maravilhoso, o voluntariado vem do coração, e isso é muito lindo, continuem fazendo isso, ajudar sem olhar a quem”, escreveu ela no Facebook.

Para ajudar, entre em contato com o grupo através das redes sociais: https://www.facebook.com/gruposolidariomaoamiga/