in

Mais de 2 meses após decreto, Prefeitura ainda não sabe quantos servidores estão sem vacina

Levantamento completo não tem previsão de conclusão, segundo informou a Secretaria de Saúde; pasta só tem os dados de quem foi vacinado contra o novo coronavírus em Nova Odessa

tce-barra-mais-uma-licitacao-agora-para-compra-de-produtos-de-limpeza-jno
DCIM100MEDIADJI_0212.JPG

Pouco mais de dois meses após a publicação do decreto que obriga os servidores da Prefeitura de Nova Odessa a se vacinarem contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde ainda não sabe quantos colaboradores seguem trabalhando sem terem recebido ao menos uma dose – ou dose única – dos imunizantes disponíveis. Embora afirme que já levantou quantos e quais servidores tomaram a vacina em Nova Odessa, a Diretoria de Recursos Humanos, com apoio do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, ainda apura quantos funcionários públicos foram (ou não) imunizados nas cidades onde residem. Segundo a assessoria de imprensa, esse serviço “não tem previsão para conclusão”. A Secretaria de Saúde não informou quantos servidores receberam a vacina no município e qual medida foi adotada contra aqueles que não estavam imunizados.

O decreto 4.468, que trata da obrigatoriedade em relação à imunização pelos servidores municipais, foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 17 de setembro. E a Prefeitura de Nova Odessa seguiu o exemplo da vizinha Hortolândia. Lá, contudo, esse levantamento foi concluído e, segundo a prefeitura, 740 seguem sem registro de vacina. O número equivale a 15,7% do total de servidores, que somam 4.720 atualmente.

De acordo com  o texto do decreto assinado pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), a recusa injustificada de qualquer servidor público municipal em se submeter a qualquer medida de prevenção à infecção pelo novo coronavírus, inclusive a de imunização, será apurada por meio de processo administrativo. O decreto diz ainda que caberá ao Departamento de Recursos Humanos, em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), manter o registro das fases de vacinação de todos os servidores públicos municipais e encaminhar relatório à Secretaria Municipal de Administração, com relação dos eventuais servidores que, sem justa causa, deixaram de se vacinarem, adotando as providências legais e regulamentares pertinentes.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, atualmente há no Executivo Municipal, cerca de 1,6 mil servidores. Ainda de acordo com o decreto, todos os gestores de contratos administrativos, cujo objeto seja de prestação de serviços terceirizados na administração, em que funcionários contratados possuam, em razão dos serviços desempenhados, contato com o público ou com servidores públicos, deverão verificar junto às respectivas empresas a situação da imunização de seus colaboradores.