in

Macris tem requerimento cobrando explicações do Ministro da Educação aprovado por comissão da Câmara.

macris-tem-requerimento-cobrando-explicacoes-do-ministro-da-educacao-aprovado-por-comissao-da-camara-jno

Foi aprovado nesta semana o requerimento do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) para que o novo Ministro da Educação esclareça as denúncias na Pasta. A solicitação foi aprovada na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados e já tem data para realização, que será no próximo dia 11.

Na defesa do requerimento, Macris ressaltou que, em curto período, diversos ministros passaram pelo MEC, e a preocupação maior é a continuidade dos programas na Pasta.

“Cinco ministros indicados em um período tão curto deste governo demonstra claramente a falta de um projeto de Educação deste País. É importante que este novo ministro, o quinto indicado, um deles nem chegou a tomar posse, mostra a fragilidade na área de Educação que temos”,…

LOBISTAS

Também nesta semana, em depoimento aos senadores na Comissão de Educação do Senado, Vanessa Reis Souza, chefe da assessoria do cerimonial do Ministério da Educação (MEC) na gestão de Milton Ribeiro, afirmou que os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura se apresentaram em Brasília (DF) como representantes da Prefeitura de Nova Odessa e que a presença dos dois na mesa de autoridades durante o evento “Gabinete Itinerante”, em agosto do ano passado, foi um pedido feito pela própria Administração Municipal. Ela ainda confirmou ter levado ao conhecimento do então ministro uma denúncia de pedidos indevidos de regalias após o evento em Nova Odessa.

O depoimento de Vanessa faz parte da apuração, pela comissão, de denúncias de irregularidades no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dois pastores evangélicos, Gilmar Santos e Arilton Moura, teriam prometido a prefeitos recursos do fundo em troca de propina. As denúncias levaram Milton Ribeiro a deixar o ministério, em março.

Questionada pelo senador Randolfe Rodrigues se os pastores participavam de todos os eventos com prefeitos, Vanessa disse que os dois estiveram em pelo menos nove “Gabinetes Itinerantes” e que, em vários deles, compuseram a mesa de autoridades. “Eu lembro desse de Nova Odessa, que eles (Gilmar e Arilton) compuseram o dispositivo (mesa de autoridades) porque eu estava lá”, afirmou a servidora. Na sequência, o parlamentar perguntou a razão pela qual os pastores ocuparam lugares entre as autoridades e Vanessa garantiu que o pedido partiu da prefeitura. “A pedido da prefeitura, porque eles se apresentavam como representantes da prefeitura. Então, a prefeitura, na construção do protocolo, pediu que eles compusessem o dispositivo. Agora, o acerto específico entre prefeitura e pastores, do por quê eles estarem na mesa, eu não entro no mérito”, disse ela.