in

Lugar de lixo é… na lixeira!

Novo serviço de coleta de resíduos em Nova Odessa busca mudar hábito de amontoar sacos nas ruas

O novo serviço de coleta de lixo prestado em Nova Odessa quer mudar um hábito antigo na cidade: amontoar sacos nas esquinas. O costume partia de coletores da Prefeitura e uma parcela da população, para que a recolha fosse realizada mais rapidamente. Desde o dia 10 de janeiro o manejo de resíduos sólidos é prestado no município por empresa contratada da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável ainda pelos serviços de água e esgoto.

A empresa contratada por licitação, Pass Ambiental, desenvolve os trabalhos no perímetro urbano, com seus veículos e funcionários próprios. A Prefeitura continua realizando tarefa nos seguintes bairros: Campo Belo, Guarapari, Chácara Central, Parque dos Pinheiros, Vale dos Lírios, Recanto Solar, São Francisco, Chácara Recreio Represa, Las Palmas, Acapulco, Cerejeiras, Recanto Ceci e Recanto da Fazenda.

O custeio do serviço da Prefeitura era feito através da ‘taxa de coleta de lixo’, que era cobrada dentro do carnê de IPTU. Agora, a Coden inclui na forma de uma TMR (Tarifa de Manejo de Resíduos) nas contas de água, a partir da leitura atual do consumo. Nos bairros onde a Prefeitura continua executando a coleta, com os servidores e veículos próprios, a taxa será mantida aos munícipes em 2019.

A Coden acompanha e orienta a população para deixar os sacos dentro das lixeiras. “Nosso objetivo é que não haja mais amontoados nas esquinas, porque ocorrem transtornos como carros passando em cima, cachorros destruindo em busca de comida ou a chuva levando e entupindo bueiros. Queremos avançar nessa questão”, ressalta o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Contêineres

O contrato da coleta de lixo executada pela Coden prevê a instalação de contêineres em pontos estratégicos, permitindo a coleta automatizada. Os itens serão colocados, inicialmente, em uma área que abrange a Avenida Carlos Botelho e as ruas Heitor Penteado, Anchieta e 13 de Maio. “A ideia é aperfeiçoar o serviço aos cidadãos e contamos com a ajuda de todos para isso”, reforça Ongaro.

A Coden agora executa a coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos até o aterro sanitário licenciado. A tarifa atende a recomendações do Ministério Público, através do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), para diferenciar pequenos e grandes geradores de lixo. O cálculo leva em conta a unidade (Residencial, Comercial e Industrial) e o consumo de água, em metros cúbicos (m³).

Eventuais dúvidas a respeito da coleta de lixo podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected], ou sanadas através dos telefones (19) 3476-8500 e 0800-771-1195, da Coden, onde também são recebidos comunicados dos serviços. O atendimento pessoal da Companhia fica na rua Eduardo Leekning, 550, no jardim Bela Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.