in

Lixo descartado no entorno do Parque Ecológico de NO incomoda moradores

“A prefeitura vem, recolhe o material e a população joga lixo de novo”, disse um dos moradores.

Moradores do bairro Mathilde Berzin, em Nova Odessa, estão incomodados com o descarte irregular de lixo no entorno do Parque Ecológico Isidoro Bordon. De acordo com eles, é a própria população que descarta o entulho de forma irregular. “A prefeitura vem, recolhe o material e a população joga lixo de novo”, disse um dos moradores.

Ainda segundo ele, o acúmulo de lixo atrapalha a passagem de quem caminha pelo local. “Sempre caminho aqui, mas nos trechos com lixo, tenho que desviar e andar pela rua, o que me preocupa”, contou o morador.

A situação, segundo ele, já dura vários meses. “É complicado ficar convivendo com o lixo dos outros, eu faço a minha parte, mas não posso cuidar da parte dos outros. Até lixo doméstico eles jogam”, contou ele, que reclama também do mau cheiro provocado pelo acúmulo de dejetos.

Para o morador, a situação vai continuar se repetindo se não houver fiscalização. “A população culpa a administração municipal pela sujeira no município, mas não é a Prefeitura que faz o descarte. São os próprios munícipes. Mas ainda assim, a Prefeitura tem que fazer a sua parte e fiscalizar”, opinou ele.

Mas a falta de bom senso pode pesar no bolso de alguns novaodessenses. De acordo com a lei municipal 2.883/2014, é proibido o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em Nova Odessa em área inapropriada. A multa para quem for flagrado descartando materiais varia de R$ 500 a R$ 5 mil.

Locais

A cidade conta com locais adequados para o descarte que são: o EcoPonto de Nova Odessa fica na esquina das ruas Vilhelms Rosenbergs e Aristides Réstio, no jardim Monte das Oliveiras, que funciona de segunda a sexta-feira, semana das 7h às 17h30, aos sábados das 7h às 17h30 e aos domingos das 7h às 13h. A cidade possui ainda três LEVs no Parque Izidoro Bordon, Bosque Manoel Jorge e na rua Manaus, no jardim São Jorge, e um PEV na Praça Central José Gazzeta, que funcionam 24h.