in

Live comemorará os 80 anos da revista científica “Boletim de Indústria animal” do IZ

live-comemorara-os-80-anos-da-revista-cientifica-boletim-da-industria-animal-do-iz-jno

Para comemorar os 80 anos da revista científica “Boletim de Indústria animal” do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ocorrerá, amanhã, 24/3, às 8h30, a live do “I Ciclo de Palestras sobre Publicação Científica”, com a participação de profissionais da área de publicações científicas, que abordarão a importância das boas práticas na editoração cientifica.

O evento é aberto a pesquisadores, colaboradores e alunos de pós-graduação. “É uma enorme oportunidade de comemorar com a comunidade científica e também com toda cadeia produtiva do agronegócio os 80 anos da Revista Científica”, enfatiza a editora-chefe da revista, Cristina Maria Pacheco Barbosa, atualmente diretora geral do IZ.

Para Cristina, ser editora do Boletim de Indústria Animal no seu aniversário de 80 anos, é “uma honra, e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade”. “O aniversário é a oportunidade de reafirmar seu valor como publicação científica vinculada ao Instituto de Zootecnia”.

Em época de tamanha busca por respostas para novas descobertas científicas em meio a uma pandemia, o Instituto de Zootecnia traz a relevância da área científica destacando os 80 anos da Revista Científica do IZ – o “Boletim de Indústria Animal” (BIA).

A abertura do Ciclo de palestras será pela diretora do IZ e editora do BIA, pesquisadora Cristina e como mediadora a assessora de imprensa do Instituto de Zootecnia, jornalista Lisley Silvério. Ao final de cada palestra será aberto espaço para perguntas, com encerramento previsto para as 12 horas.

O evento com início às 8h30, contará com a palestra sobre Boas práticas na Publicação Científica de Silvia Regina Galleti Queiróz, pesquisadora Instituto Biológico, editora-chefe dos Arquivos do Instituto Biológico – AIB e editora da SciELO Preprints na área de Ciências Agrárias.

Às 10h será o tema DOI e ORCID: identificadores digitais e sua importância na comunicação científica ministrado por Suely de Brito Clemente Soares, sócia administradora da Content Mind Capacitação Profissional e mestre em Educação, Ciência e Tecnologia.

E às 11 horas, Fernanda Domiciano, assessora de comunicação da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp abordará sobre Divulgação científica como estratégia para periódicos.

Acesse a Programação completa e link para inscrição, em http://bit.ly/Palestras80anosBiaIZ

O Boletim

Publicado pelo IZ, desde 1941, este ano alcança o volume 78, com mais de 2.200 artigos originais, contribuindo para o avanço do conhecimento em todas as áreas relevantes da Zootecnia, como aquicultura, forragicultura, nutrição de não-ruminantes, nutrição de ruminantes, produção animal, reprodução e melhoramento animal. O Boletim Científico é um periódico de acesso livre, atualmente na modalidade Publicação Contínua.

O Periódico publica artigos de enorme importância na área da produção animal sustentável, envolvendo várias áreas da produção animal.

live-comemorara-os-80-anos-da-revista-cientifica-boletim-da-industria-animal-do-iz-jno