Ligo, tradicional festa leta, acontece neste sábado em Nova Odessa

Como forma de propagar a festa e mostrar a cultura de seu país, os músicos do Muzikanti já estão em Nova Odessa

A Associação Brasileira da Cultura Leta, com apoio da Prefeitura de Nova Odessa, promove neste sábado (15), a “6ª Festa Ligo”, tradicional festa simbólica dos letos. Com comida típica, artesanato, danças e músicas, o evento será realizado no Espaço Cultural Leto “Ralfo Klavin”. Este ano, as estrelas convidadas são os artistas do grupo “Skaņumājas Muzikanti”, da Letônia. A entrada custa R$ 5 e crianças não pagam.

Como forma de propagar a festa e mostrar a cultura de seu país, os músicos do Muzikanti já estão em Nova Odessa. Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), eles cumprem um cronograma de apresentação em diversas escolas municipais. “O roteiro escolar é praxe de todos os anos, quando a comunidade novaodessense recebe os artistas letos. Nossas crianças amam conhecê-los e a apresentação integra nosso calendário letivo sobre a colonização e desenvolvimento da cidade”, conta a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

Segundo o presidente da Associação, Felipe Albrecht, o Ligo é uma tradição ancestral que sobreviveu e, felizmente, ainda hoje é aguardada e comemorada com entusiasmo e alegria. “O Ligo é um dos feriados mais queridos na Letônia. A origem da celebração vem de antes da formação do país, quando se comemora no dia do solstício de verão, quando a noite é mais curta e o dia é o mais longo do ano, a chegada do calor, do sol e das boas colheitas, pois a Letônia passa por invernos muito rigorosos. Sendo assim, a chegada do verão no hemisfério norte é motivo de comemoração”, explica.

Ainda de acordo com Felipe, a festa foi trazida para o Brasil pelos imigrantes letos e hoje é organizada pela Associação Brasileira de Cultura Leta, que mantém a tradição e representa uma das maiores comunidades do Brasil. “Traga sua família para conhecer”, convida ele. O Espaço Cultural, onde será realizada a Ligo, está localizado em área situada atrás da Emef Professora Almerinda Delegá Delben. O endereço é Rua Emílio Bassora, 249, no bairro Altos do Klavin.