in

Levi quer informações sobre vagas de trabalho para deficientes

Levi Tosta aponta necessidade de ampliação dos postos de trabalho para essas pessoas na cidade

levi-quer-informacoes-sobre-vagas-de-trabalho-para-deficientes-jno

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM), questiona a Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre a realização de estudos e projetos para ampliação do número de vagas de trabalho destinadas a deficientes físicos em empresas da cidade.

“Existe uma lei que determina uma cota de Deficientes físicos para cada empresa, dependendo do número de funcionários, lei está que beneficia e estabelece uma integração dos deficientes no mercado de trabalho”, explicou Levi.

A ideia do vereador é que a prefeitura possa incentivar as empresas a ampliar esse número de vagas para atender um número maior de pessoas com deficiência. ”Recebemos essa demanda e acho justo que essas pessoas, que já sofrem com a deficiência, tenham mais facilidade para encontrar trabalho e possam viver com a renda própria”, afirmou o vereador.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 45 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, representando 23,9% da população. “Trazendo esse percentual para Nova Odessa, que tem hoje população estimada de 60 mil pessoas, seriam mais de 14 mil pessoas com algum tipo de deficiência”, afirmou Levi.

A Lei de Cotas de Deficiência estabelece obrigatoriedade de contratação de 2 a 5% de pessoas com deficiência de acordo com o número de funcionários da empresa.

O requerimento está protocolado na Câmara e, após aprovado em plenário, deve ser encaminhado para a prefeitura.